20.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 4 de maio, 2026

Veja como não passar raiva com compras pela internet

18/12/2014 – Atualizado em 18/12/2014

Clientes de MS passam raiva com compras pela internet e Procon dá dicas para evitar golpes

Por: Midia Max

Não são poucos os casos de compras pela internet que não chegam ou que demoram meses para chegar. O Jornal Midiamax teve acesso a dois casos de campo-grandenses que fizeram compras virtuais e até agora não receberam os produtos.

Enxoval

A administradora Gladyz Beatriz, de 29 anos, comprou enxoval para seu bebê no dia 25 de novembro, no site paulista Grão de Gente. A compra custou R$ 660 e tinha como prazo 11 dias úteis. Até o dia 3 de dezembro, o enxoval não havia chegado. “Depois recebi mensagem automática da compra do cartão dizendo que o enxoval só ia chegar dia 6 de janeiro”, conta.

Gladyz tentou contatar a Grão de Gente diversas vezes e não obteve sucesso. No dia 9 de dezembro ela registrou queixa no Reclame Aqui. “No mesmo dia me ligaram e disseram que até o Natal devo receber o enxoval, ou seja, um mês depois que comprei. Isso se vier. Capaz de a minha filha chegar primeiro que o enxoval”, ironiza.

Sem kit gamer

Hudson Luis, vendedor de 23 anos, está esperando há mais tempo. No dia 4 de novembro ele comprou no site Ligth in The Box um kit gamer para computador, com mouse pad, mouse game e teclado gamer.

Completado um mês sem notícias do paradeiro do kit comprado, o vendedor fez como Gladyz, e postou no Reclame Aqui, no dia 6 de dezembro. “A única informação que recebi é que o pedido estava em Curitiba, com atraso na entrega”, relata.

Hudson já não tem mais esperanças de que o kit chegará a suas mãos. “É chato né, comprei, paguei antes, já era para estar comigo.

O Jornal Midiamax não conseguiu contatar nem a Grão de Gente, nem a Light in The Box.

Como evitar

O superintendente do Procon-MS, dr. Alexandre Rezende, conversou com a equipe de reportagem e passou orientações para evitar compras virtuais “furadas”. Confira abaixo.

Breve pesquisa

“É preciso consultar a empresa, a idoneidade. Consultar os índices de reclamações do Procon, de outros órgãos de defesa do consumidor. Falar com amigos, família, conhecer alguém que já tenha comprado algo no site é importante”.

Legislação

“É preciso ver se a empresa obedece à legislação. Todos os sites de compra na internet são obrigados a ter na página inicial o CNPJ e o endereço de sede da empresa. Para caso aja um eventual problema, é mais fácil de a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor acionarem a empresa. Se não houver endereço, já se sabe que a empresa está agindo de má-fé.

“O consumidor tem que usar a lei a seu favor. Há também a lei do prazo de entrega. A empresa deve fixar um prazo e, principalmente, cumpri-lo”.

Não pagar adiantado

“Sempre que possível, postergar o pagamento para período próximo da entrega ou depois da entrega do produto. Fazer pagamento adiantado no cartão facilita o estorno dos valores”.

Procurar o Procon

“É importante procurar o Procon. Temos bom índice de resolução desta demanda. Na maioria dos casos conseguimos a entrega forçada do produto ou a devolução do dinheiro”.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Agehab realiza atendimentos habitacionais em Três Lagoas a partir de segunda

Moradores poderão regularizar contratos, renegociar dívidas e tirar dúvidas sobre imóveis com apoio da Prefeitura Municipal

Dupla suspeita de integrar quadrilha especializada em furto de caminhonetes é presa em operação

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) levou à prisão de dois suspeitos...

Semana Municipal de Trânsito reforça uso do cinto e prepara ações do Maio Amarelo

Campanha promovida pelo DEPTRAN mobilizou escolas, imprensa e comunidade com foco na preservação de vidas no trânsito de Três Lagoas