24/11/2013 – Atualizado em 24/11/2013
A maioria dos procedimentos foi realizado pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial
Por: R7
O primeiro transplante parcial de rosto só foi realizado em 2005 pelos Drs. Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard, na França. Isabelle Dionoire passou pelo procedimento depois de ter sido atacada por um cachorro. O tecido facial utilizado na cirurgia era de uma mulher que havia tido morte cerebral
Durante a Primeira Guerra Mundial, o soldado William M. Spreckley, da Infantaria Britânica, acabou sofrendo um grave ferimento de bala que deformou seu nariz. Em 1917, ele se submeteu ao procedimento conduzido pelo Dr. Harold Gillies, que ficou conhecido como a primeira plástica de nariz. Ele só recebeu alta três anos após a primeira intervenção.
Também durante a Primeira Guerra Mundial, Willie Vicarage, que havia tido seu rosto desfigurado durante a Batalha da Jutlândia, a maior batalha naval da guerra, foi submetido a primeira reconstrução completa de face. O método empregado pelo Dr. Gillies, em 1916, implicava no enxerto de pele das costas e do peito no rosto. Entretanto, como ainda não haviam antibióticos no período, para minimizar infecções, o procedimento dependia de uma espécie de tubo que ligava o sangue da área original do enxerto até o rosto.
Walter Yeo é tido como a primeira pessoa do mundo a realizar uma cirurgia plástica. Ele era oficial da Marinha Real Britânica e lutou na Primeira Guerra Mundial. Durante os combates, Yeo sofreu ferimentos faciais complicados, incluindo a perda das pálpebras inferiores. Em 1917, ele recebeu enxertos de pele no rosto. Os procedimentos inovadores para o período foram conduzidos pelo médico Sir Harold Gillies.
Em 1962, Timmie Jean Lindsey, uma dona de casa que morava no Estado do Texas (EUA), foi cobaia para a primeira cirurgia de implantes mamários de silicone. O procedimento ocorreu sem complicações e foi responsável para a evolução de uma das técnicas mais usadas de cirurgias estéticas.
Em 1926, Charles Dujarier, um cirurgião francês, realizou a primeira lipoaspiração na modelo conhecida como Mademoiselle Geoffre. A operação foi um desastre e resultou na amputação da perna da jovem. Depois de pagar uma pesada indenização e ter sofrido diversas retaliações, Dujarier morreu sob suspeita de depressão.
A primeira cirurgia plástica para construção de um pênis em um transexual aconteceu em 1946 e foi realizada pelo Dr. Harold Gillies. Laurence Michael Dillon, que havia nascido mulher, conseguiu foi o primeiro transexual a passar pelo procedimento. Até então, a medicina havia trabalhado apenas com reconstruções parciais do órgão em feridos de guerra.






