19.2 C
Três Lagoas
sábado, 27 de setembro, 2025

Vazamento de dados de 25.349 chaves Pix da Fintech QI SCD é confirmado pelo Banco Central

O Banco Central (BC) confirmou nesta segunda-feira (17) que 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI SCD foram expostas. Esse é o 18º incidente envolvendo dados do Pix desde o lançamento do sistema em novembro de 2020 e o primeiro registrado neste ano.

De acordo com o BC, o vazamento ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março e envolveu as seguintes informações: nome do usuário, CPF com máscara (parcialmente oculto por asteriscos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. A autoridade monetária informou que os dados expostos pertencem a informações cadastrais e não afetam transações financeiras. Dados sensíveis, como saldos, senhas e extratos bancários, não foram comprometidos.

O incidente foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, conforme apuração do BC. Embora o impacto para os clientes tenha sido considerado baixo, o BC decidiu tornar o caso público em nome da transparência.

A fintech QI SCD informou que a falha foi corrigida imediatamente após ser identificada. A empresa garantiu que as informações expostas são de natureza cadastral e que não permitem o acesso a contas ou a movimentação de recursos. “As informações obtidas não possibilitam a realização de pagamentos, transferências ou acesso a dados bancários sensíveis”, disse a fintech em nota.

A instituição também assegurou que os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio de seu aplicativo ou internet banking. O BC alertou para desconsiderar qualquer outro tipo de comunicação, como ligações telefônicas, SMS ou mensagens por aplicativos e e-mail.

O Banco Central acrescentou que o caso será investigado e que sanções, como multas, suspensão ou até exclusão do sistema Pix, poderão ser aplicadas, dependendo da gravidade do incidente. Em todos os 18 casos de vazamento de chaves Pix até o momento, os dados expostos foram limitados a informações cadastrais, sem acesso a senhas ou saldos bancários.

A autoridade monetária também reiterou que mantém uma página, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para que os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados a chaves Pix ou dados pessoais em poder do BC.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Últimos dias para se inscrever na Copa Municipal de Futebol Society

Equipes têm até segunda-feira, 29 de setembro, para garantir participação no torneio que vai agitar o esporte em Três Lagoas As inscrições para a I...

Projeto Aflor leva oficina gratuita sobre cooperativismo e associativismo a Três Lagoas

Iniciativa visa fortalecer artistas e agentes culturais com capacitação sobre o terceiro setor

Brasil busca aplicar plano nacional para reduzir mortes no trânsito

Criado em 2018, o Pnatrans reúne 70 ações e tem potencial para salvar até 86 mil vidas até 2030 O Brasil é o único país...