19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Vacinas do Butantan contra dengue e chikungunya: avanços e expectativas de aprovação

A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan segue em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina de dose única contra a doença. A Anvisa é responsável por avaliar a eficácia, segurança e qualidade de vacinas e medicamentos no Brasil.

Os ensaios clínicos da vacina foram concluídos em junho de 2024, com resultados de eficácia geral de 79,6% contra casos sintomáticos de dengue, e 89% contra formas graves e com sinais de alarme, com proteção prolongada por até cinco anos. Se aprovada, o Butantan estima produzir 1 milhão de doses ainda em 2025, com a meta de 60 milhões em 2026.

Desenvolvida há 25 anos, a vacina é tetravalente (atua contra os quatro sorotipos da dengue) e tem a vantagem de ser dose única. Pode ser aplicada em pessoas de 2 a 60 anos, independentemente de terem contraído dengue antes. O Butantan também planeja expandir os testes para pessoas acima de 60 anos.

Além da vacina da dengue, o Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a chikungunya, já aprovada nos EUA e na Europa. O pedido de aprovação para o Brasil foi feito em dezembro de 2023. A vacina tem 98,8% de eficácia e, se aprovada, poderia ter uma produção inicial de 3 milhões de doses. No entanto, como a chikungunya tem uma distribuição geográfica mais restrita, o uso da vacina será planejado com base em estratégias epidemiológicas específicas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo