29.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

Vacinação contra brucelose é obrigatória em MS e visa proteger rebanho e saúde pública

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), ligada à Semadesc, está reforçando a importância da vacinação obrigatória contra a brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade, em Mato Grosso do Sul. A campanha é dividida em duas etapas anuais, com prazos de registro até 30 de junho (1ª etapa) e 31 de dezembro (2ª etapa).

A brucelose é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella, que pode afetar tanto animais quanto seres humanos. Nos humanos, a doença pode causar febre, dores musculares e articulares, e evoluir para quadros mais graves. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com secreções contaminadas ou pelo consumo de leite cru e derivados não pasteurizados.

A vacinação deve ser feita por médico veterinário cadastrado na Iagro ou sob sua responsabilidade. Após a aplicação, é obrigatório identificar os animais e registrar a vacinação no sistema e-Saniagro.

Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a vacinação é uma exigência legal e essencial para proteger a cadeia produtiva e a saúde da população. Propriedades que não vacinam ficam impedidas de movimentar o rebanho, além de estarem sujeitas a multas e sanções, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Além da vacinação, a Iagro realiza ações de fiscalização e conscientização junto aos produtores rurais para garantir o sucesso da campanha. O Governo do Estado reforça seu compromisso com a saúde animal e humana, e orienta os produtores a cumprirem as normas sanitárias dentro dos prazos estabelecidos.

Mais informações estão disponíveis nas unidades locais da Iagro ou no site oficial do órgão.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...