23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Vacina contra chikungunya pode entrar no SUS

O Ministério da Saúde vai solicitar a incorporação da vacina contra chikungunya no SUS. Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva, a vacina teve o registro aprovado pela Anvisa nesta semana.

O pedido será analisado pela Conitec, e, se aprovado, a vacina poderá ser incluída no Programa Nacional de Imunizações, desde que haja capacidade de produção.

Desenvolvida com tecnologia recombinante atenuada, a vacina é de dose única, indicada para adultos a partir de 18 anos com alto risco de exposição ao vírus. Ela já foi aprovada por agências internacionais como a FDA (EUA) e a EMA (Europa), mas não é recomendada para gestantes e imunocomprometidos.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar febre e fortes dores articulares, podendo evoluir para casos crônicos. Desde 2014, o vírus circula em todo o Brasil, com mais de 68 mil casos e 56 mortes registrados só em 2025.

A produção inicial será feita na Alemanha, com previsão de transferência de tecnologia para o Brasil futuramente.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional