22 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

Vacina contra chikungunya pode entrar no SUS

O Ministério da Saúde vai solicitar a incorporação da vacina contra chikungunya no SUS. Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva, a vacina teve o registro aprovado pela Anvisa nesta semana.

O pedido será analisado pela Conitec, e, se aprovado, a vacina poderá ser incluída no Programa Nacional de Imunizações, desde que haja capacidade de produção.

Desenvolvida com tecnologia recombinante atenuada, a vacina é de dose única, indicada para adultos a partir de 18 anos com alto risco de exposição ao vírus. Ela já foi aprovada por agências internacionais como a FDA (EUA) e a EMA (Europa), mas não é recomendada para gestantes e imunocomprometidos.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar febre e fortes dores articulares, podendo evoluir para casos crônicos. Desde 2014, o vírus circula em todo o Brasil, com mais de 68 mil casos e 56 mortes registrados só em 2025.

A produção inicial será feita na Alemanha, com previsão de transferência de tecnologia para o Brasil futuramente.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado