30.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de março, 2026

Vacina contra chikungunya pode entrar no SUS

O Ministério da Saúde vai solicitar a incorporação da vacina contra chikungunya no SUS. Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva, a vacina teve o registro aprovado pela Anvisa nesta semana.

O pedido será analisado pela Conitec, e, se aprovado, a vacina poderá ser incluída no Programa Nacional de Imunizações, desde que haja capacidade de produção.

Desenvolvida com tecnologia recombinante atenuada, a vacina é de dose única, indicada para adultos a partir de 18 anos com alto risco de exposição ao vírus. Ela já foi aprovada por agências internacionais como a FDA (EUA) e a EMA (Europa), mas não é recomendada para gestantes e imunocomprometidos.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar febre e fortes dores articulares, podendo evoluir para casos crônicos. Desde 2014, o vírus circula em todo o Brasil, com mais de 68 mil casos e 56 mortes registrados só em 2025.

A produção inicial será feita na Alemanha, com previsão de transferência de tecnologia para o Brasil futuramente.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aniversariante Maçonaria Aquarius e Chà Revelação

Na última sexta-feira, dia 27, a Loja Maçonaria Aquarius foi palco de uma noite especial repleta de alegria e confraternização. O venerável Leandro, ao...

Suspeito de furto é preso e caixa de som recuperada em Três Lagoas

Homem com mandado de prisão em aberto tentou escapar da Força Tática, mas foi detido após ser identificado por câmeras de segurança

Disparos dentro de casa terminam com apreensão de armas pela Força Tática no Jardim Ipanema

Homem de 54 anos confessou tiros no interior da residência e foi levado à delegacia após ação na manhã desta segunda-feira, 30