20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Uso de cigarro eletrônico cresce entre adolescentes no Brasil, aponta pesquisa da Unifesp

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgada recentemente, revelou que 1 em cada 9 adolescentes brasileiros utiliza cigarro eletrônico. O estudo, que ouviu cerca de 16 mil pessoas com 14 anos ou mais em todo o país, integra o Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad 3), com dados de 2022 a 2024 — sendo esta a primeira edição que inclui o cigarro eletrônico.

Segundo os dados, o número de jovens usuários desse dispositivo é cinco vezes maior do que os que fumam cigarro tradicional. Apesar da proibição da venda no Brasil, a coordenadora do estudo, a psiquiatra Clarice Madruga, destaca que é fácil adquirir o produto pela internet, facilitando o acesso.

A pesquisadora também alerta para os riscos à saúde, já que os cigarros eletrônicos expõem o usuário a doses ainda mais tóxicas de nicotina. Ela lamenta o retrocesso no controle do tabagismo no país, especialmente entre os jovens, após décadas de políticas bem-sucedidas que haviam reduzido significativamente o consumo.

Os participantes da pesquisa puderam ser encaminhados para tratamento no Hospital São Paulo e no Centro de Atenção Integral em Saúde Mental da Unifesp.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de Prevenção à Leishmaniose em Três Lagoas registra 175 vacinações e mais de 40 exames

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na sexta-feira, 22 de agosto, o Dia D de Prevenção...

PRF apreende maconha escondida em fundo falso de caminhonete em Brasilândia

Droga foi encontrada durante fiscalização na BR-158, onde motorista confessou que levaria carregamento de Dourados até Uberlândia (MG)

Motorista bêbado atropela motociclista e causa traumatismo craniano no Santo André

Mulher de 54 anos foi socorrida em estado gravíssimo após colisão, onde suspeito tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar