30.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Uso de cerol fere arara em Três Lagoas

Animal foi resgatado por servidor da Prefeitura; caso pode resultar em amputação da asa

Uma arara-canindé sofreu um grave ferimento após ter a asa cortada por uma linha de pipa com cerol na região da Vila Verde, em Três Lagoas. O acidente quase decepou o membro da ave, que foi encontrada e resgatada por um servidor da Prefeitura.

Após o resgate, o animal foi encaminhado à Polícia Militar Ambiental e passará a ser acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) durante todo o processo de tratamento. O objetivo é preservar a vida da arara e tentar recuperar a funcionalidade da asa. No entanto, devido à gravidade do ferimento, não está descartada a possibilidade de amputação, o que impediria a reintegração da ave ao seu habitat natural.

A SEMEA alerta que o uso de cerol e linhas chilenas é proibido por lei em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Lei Estadual nº 5.111, de 20 de dezembro de 2017, a utilização de qualquer material cortante em linhas de pipa é crime, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, além de multa.

A secretaria reforça a importância da conscientização da população quanto aos riscos causados por essas práticas, que colocam em perigo não apenas a fauna silvestre, mas também a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF descobre 35 kg de cocaína e 12 kg de maconha escondidos em pneus de caminhão

Droga estava camuflada dentro de estepes soltos, onde motorista viajava com o filho e confessou transporte do entorpecente.

Polícia Civil prende suspeito com drogas e dinheiro vivo na ‘Invasão’ do São João

Ação silenciosa e a pé levou agentes a barraco escondido, onde homem ligado ao PCC foi surpreendido com crack, cocaína e maconha.

Cassiano Maia destaca legados de gestão à frente da Câmara durante solenidade dos 110 anos

Ex-presidente do Legislativo relembra criação da Procuradoria da Mulher, Escola do Legislativo e economia sustentável como marcas históricas de seu mandato.