01/11/2016 – Atualizado em 01/11/2016
O médico participou do Jornal da Manhã pela Rádio Caçula
Por: Rayani Santa Cruz
O mês de novembro é marcado pelas orientações e campanhas que visam orientar a classe masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
O Jornal da Manhã recebeu o urologista Dr. Rafael Tibiriça, que sanou dúvidas e abordou sobre o assunto. Ele explicou que o câncer de próstata é uma alteração nas células do paciente que causam incômodo e muitas dores.
Dentre os sintomas os mais comuns são as dificuldades e dores ao urinar, sangramentos, dor pélvica e até mesmo sensação de esvaziamento incompleto. O homem deve procurar um especialista imediatamente caso nunca tenha feito o exame e tenha alguns desses sintomas.
Para o médico a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, levar uma vida saudável, e iniciar os exames a partir dos 45 anos. Lembrando que a doença pode atingir pessoas com menor idade, mesmo que seja casos raros, o homem deve aprender a cuidar melhor da saúde.
O Dr. Rafael Tibiriça explicou que é de suma importância desmistificar o toque retal e que os homens atuais, tem mais consciência e já frequentam melhor o consultório dos especialistas em urologia.
