22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Urologista de Três Lagoas fala sobre cuidados e prevenção ao câncer de próstata

01/11/2016 – Atualizado em 01/11/2016

O médico participou do Jornal da Manhã pela Rádio Caçula

Por: Rayani Santa Cruz

O mês de novembro é marcado pelas orientações e campanhas que visam orientar a classe masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

O Jornal da Manhã recebeu o urologista Dr. Rafael Tibiriça, que sanou dúvidas e abordou sobre o assunto. Ele explicou que o câncer de próstata é uma alteração nas células do paciente que causam incômodo e muitas dores.

Dentre os sintomas os mais comuns são as dificuldades e dores ao urinar, sangramentos, dor pélvica e até mesmo sensação de esvaziamento incompleto. O homem deve procurar um especialista imediatamente caso nunca tenha feito o exame e tenha alguns desses sintomas.

Para o médico a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, levar uma vida saudável, e iniciar os exames a partir dos 45 anos. Lembrando que a doença pode atingir pessoas com menor idade, mesmo que seja casos raros, o homem deve aprender a cuidar melhor da saúde.

O Dr. Rafael Tibiriça explicou que é de suma importância desmistificar o toque retal e que os homens atuais, tem mais consciência e já frequentam melhor o consultório dos especialistas em urologia.


Dr. Rafael Tibiriça em entrevista na Rádio Caçula. Foto: Rayani Santa Cruz

https://youtube.com/watch?v=nqw25gwqwOA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe nova picape da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar a Vigilância em Saúde

Veículo doado pelo Governo do Estado será utilizado para apoiar ações e deslocamentos das equipes municipais de saúde A Prefeitura de Três Lagoas recebeu oficialmente...

Risco de morte fetal é 68% maior em municípios mais pobres, aponta pesquisa da Fiocruz

Estudo revela desigualdade na natimortalidade e reforça necessidade de políticas públicas específicas para regiões vulneráveis

Três Lagoas moderniza setor de oftalmologia e reduz filas com novo equipamento

Aquisição de tomógrafo garante diagnósticos mais precisos e atendimento mais rápido na rede pública de saúde A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...