24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Unifesp testa com sucesso crioablação para tratar câncer de mama na rede pública

Cientistas da Unifesp realizaram, pela primeira vez na rede pública brasileira, testes com a crioablação para tratar câncer de mama, alcançando 100% de eficácia em tumores menores que 2 cm. A técnica utiliza uma agulha guiada por ultrassom para congelar o tumor, destruindo suas células com temperaturas de até -150°C, sem necessidade de internação.

O estudo inicial, que envolveu mulheres com tumores de até 2,5 cm, mostrou que a crioablação destruiu completamente os tumores em 100% dos casos. Agora, um novo estudo começará em 2025 com 350 pacientes, comparando a técnica com a cirurgia tradicional. O objetivo é testar se a crioablação pode substituir a cirurgia para tumores pequenos.

Embora a crioablação já seja utilizada nos EUA e Israel e tenha a aprovação da Anvisa, ela ainda não pode ser oferecida no SUS ou em planos de saúde privados, pois não está no rol da ANS. O estudo em andamento visa obter a inclusão da técnica na lista da ANS, potencialmente beneficiando até 30% das pacientes e reduzindo filas de cirurgia no SUS.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.