33.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Unidades de Saúde passam a atender em horário especial para vacinação contra a gripe

23/04/2018 14h26

O cronograma de vacinação obedece a escalonamento dos grupos prioritários, proposto pela Secretaria Estadual de Saúde

Por: Da Redação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza começou oficialmente, nesta segunda-feira (23) e se estenderá até 1º de junho, em todas as unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo horário específico de atendimento, divulgado pela coordenação de cada unidade.

O horário de vacinas, a partir de segunda-feira (23) e durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, será o seguinte:

ESCALONAMENTO

Devido ao escalonamento de entrega das doses, proposto pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e também pelo Instituto Butantã, de São Paulo (SP), laboratório que fornece as vacinas para todo o Brasil, nesta primeira fase da Campanha, no período de 23 de abril a 12 de maio, serão vacinadas apenas as pessoas pertencentes “aos grupos prioritários”.

Estão incluídas nesses “grupos prioritários” as seguintes pessoas: trabalhadores e trabalhadoras da Saúde; crianças de 06 meses a 05 anos incompletos; gestantes em qualquer mês de gravidez; puérperas (mulheres em recuperação após o parto); e professores e professoras, provando, por crachá ou holerite, que estão no exercício da profissão.

No período de 12 a 21 de maio, serão vacinados os idosos, acima de 60 anos. A vacinação dos demais grupos será a partir do dia 21 de maio e se estenderá até 1º de junho.

Estão inseridos nesses grupos: povos indígenas; adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, em cumprimento de medidas socioeducativas; população carcerária e servidores do sistema prisional; e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente de idade.

“Para essas pessoas, com doenças crônicas, é importante que providenciem, desde já e com antecedência, a receita médica, específica para a vacina contra a gripe”, orientou Humberta. “Sem a receita médica em mãos, essas pessoas não poderão ser vacinadas”, ressaltou a enfermeira.

Por: Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jads & Jadson falam com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

A dupla, que abriu o "13° Torneio de Pesca Esportiva" da APETL, conversou com a reportagem da Rádio Caçula antes de subirem ao palco, no Balneário Municipal.

Motociclista tem ferimentos leves após acidente no Nossa Senhora Aparecida

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Motorista invade preferencial e causa acidente no Jardim Morumbi

Motociclista sofreu uma queda, sendo resgatado com escoriações leves, além da suspeita de fraura na perna.