22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

União decreta emergência ambiental em Mato Grosso do Sul para combate a incêndios

Medida visa intensificar ações preventivas no Pantanal, que registrou mais de 8 mil focos de queimadas em 2024

O governo federal decretou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul para o combate a incêndios florestais. A decisão, oficializada pela portaria GM/MMA nº 1.327, publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, abrange as mesorregiões centro-norte, leste, Pantanais Sul e sudoeste do estado, com vigência de março a dezembro de 2025.

A medida tem foco especial no Pantanal, bioma que em 2024 sofreu com queimadas severas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 13.041 focos de incêndio no último ano, sendo 8.158 apenas no Pantanal. O decreto possibilita a contratação emergencial de brigadistas, aquisição de equipamentos e implementação de ações preventivas para conter a propagação do fogo.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o decreto antecipa medidas para regiões vulneráveis, evitando tragédias ambientais. “Havia apenas quando o fenômeno já havia acontecido. Não de forma a antecipar, em localidades vulneráveis”, explicou.

Além de Mato Grosso do Sul, outros estados também foram incluídos no decreto, como Mato Grosso, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás e Minas Gerais, com períodos específicos de monitoramento e combate a incêndios. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, reforçou que, apesar de as projeções para este ano serem melhores do que as de 2024, a situação no Pantanal continua preocupante.

A portaria permitirá que órgãos como o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) reforcem suas operações no estado, garantindo maior eficiência na prevenção e no combate aos incêndios, especialmente em um período que historicamente registra seca prolongada e maior risco de queimadas no Pantanal.

(*) Portal do MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.