26.2 C
Três Lagoas
sábado, 6 de dezembro, 2025

União decreta emergência ambiental em Mato Grosso do Sul para combate a incêndios

Medida visa intensificar ações preventivas no Pantanal, que registrou mais de 8 mil focos de queimadas em 2024

O governo federal decretou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul para o combate a incêndios florestais. A decisão, oficializada pela portaria GM/MMA nº 1.327, publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, abrange as mesorregiões centro-norte, leste, Pantanais Sul e sudoeste do estado, com vigência de março a dezembro de 2025.

A medida tem foco especial no Pantanal, bioma que em 2024 sofreu com queimadas severas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 13.041 focos de incêndio no último ano, sendo 8.158 apenas no Pantanal. O decreto possibilita a contratação emergencial de brigadistas, aquisição de equipamentos e implementação de ações preventivas para conter a propagação do fogo.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o decreto antecipa medidas para regiões vulneráveis, evitando tragédias ambientais. “Havia apenas quando o fenômeno já havia acontecido. Não de forma a antecipar, em localidades vulneráveis”, explicou.

Além de Mato Grosso do Sul, outros estados também foram incluídos no decreto, como Mato Grosso, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás e Minas Gerais, com períodos específicos de monitoramento e combate a incêndios. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, reforçou que, apesar de as projeções para este ano serem melhores do que as de 2024, a situação no Pantanal continua preocupante.

A portaria permitirá que órgãos como o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) reforcem suas operações no estado, garantindo maior eficiência na prevenção e no combate aos incêndios, especialmente em um período que historicamente registra seca prolongada e maior risco de queimadas no Pantanal.

(*) Portal do MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas se prepara para a grande final da Copa Municipal de Futebol Society 2025

Equipes na fase decisiva agora disputam as colocações finais do campeonato na manhã deste dpomingo (8) A manhã de domingo, 7 de dezembro, promete fortes...

Falta de tempo é a maior barreira para consumo de cultura, diz estudo

Em seguida, vem a falta de interesse e de dinheiro A falta de tempo é o principal obstáculo para o consumo de produtos culturais pelos brasileiros (33%)....

Prefeitura realiza “A Rua é Nossa” na Lagoa Maior neste domingo

Com uma programação diversificada que mescla atividades esportivas e culturais, o objetivo é estimular o movimento, a interação social e o fortalecimento dos laços...