21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Unei transfere 23 internos, mas continua superlotada

29/08/2013 – Atualizado em 29/08/2013

Por: Dourados News

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) fez mais uma visita ontem (27) à Unei (Unidade Educacional de Internação) masculina Laranja Doce, em Dourados. Segundo informações do Conselho, 23 adolescentes foram transferidos da unidade desde a semana passada.

“Ontem estivemos novamente lá e tinha 62 menores no local, diferente da semana passada quando havia na unidade 85. Os menores de Campo Grande que foram responsabilizados por incentivarem um motim [nos dias 28 e 29 de julho e 7 deste mês] já foram enviados de volta a capital, e houve também a transferência de outros para seus municípios de origem”, explicou Simone Brasil, presidente do CMDCA.

No entanto, apesar das transferências, a unidade segue ‘refém’ dos problemas de superlotação, já que o local possui capacidade estrutural para 40 menores e hoje abriga 62, segundo o CMDCA.

“Eles seguem sem aula, sem banho de sol, e sem condições adequadas até mesmo para visita. Os familiares fazem o que podem para tentar dar um mínimo de conforto, mas é terrível o cenário. Se eu pudesse descrever com uma palavra a situação da Unei hoje, seria ‘desumano’. Vamos discutir sobre isso junto a população e às autoridades competentes para tentar buscar soluções efetivas, ainda que a longo prazo”, disse Simone, referindo-se à Audiência Pública marcada para o dia 5 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal de Dourados.

No evento, aberto ao público em geral, devem estar presentes, além de representantes do CMDCA, agentes educacionais da Unei, representantes da Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) e do MPE (Ministério Público Estadual).

Comissão de Direitos Humanos vai propor medidas à juiz da Vara da Infância e Juventude

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a vereadora Virgínia Magrini (PP) diz que a comissão pretende apontar ao juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins, pelo menos duas soluções a curto prazo para a situação da Unei Laranja doce.

“A primeira é a transferência imediata dos 16 internos que estão lá e são de outros municípios. A segunda é a proposta de que seja feito um levantamento e que os infratores que forem considerados de menor periculosidade sejam colocados em uma espécie de regime semiaberto, prestando serviço à comunidade. Há de haver alternativas, porque a situação lá está a ponto de explodir”, justificou a vereadora.

Além de apontas soluções consideradas mais emergenciais, a comissão pretende ainda cobrar medidas a longo prazo junto ao governo do Estado, como a construção de uma unidade mais adequada.

“É preciso construir um espaço maior e mais adequado. Tem que dar uma solução a este problema, porque os menores estão ali e não estão sendo ressocializados sendo tratados sem dignidade nenhuma. A Unei hoje está transformando quem entra lá em bandidos, os menores estão praticamente sendo preparados para saírem de lá piores do que entraram”, disse Virgínia.

Sem contato

O Dourados News tentou contato com o diretor da Unei Laranja Doce, José Marcondes Nantes Brites, mas não obteve sucesso.

O mesmo aconteceu com a promotora do MPE, Fabrícia Barbosa Lima da 9ª Promotoria de Justiça (que atua nos feitos e procedimentos referentes à proteção da infância e da juventude).

Já a assessoria do juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins, disse que o magistrado segue avaliando quais providências podem ser adotadas com relação à superlotação da Unei.

Unei de DouradosFoto: Dourados News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.