Candidatos têm até as 18h para se inscrever gratuitamente no processo seletivo que reserva 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação
Termina nesta sexta-feira (7), às 18h (horário de Brasília), o prazo para inscrições no vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior.
As vagas são voltadas a quem busca o primeiro curso de graduação ou para quem nunca concluiu um curso superior.
REQUISITOS
O processo seletivo é exclusivo para candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas públicas.
Candidatos que estudaram em escolas particulares poderão se inscrever somente se comprovarem bolsa integral ou parcial de, no mínimo, 50%.
O edital também prevê atendimento especializado e a possibilidade de uso do nome social. Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição por CPF e deve declarar que não concluiu o ensino superior, sob pena de eliminação.
VAGAS
São 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação da UnB, com ingresso nos primeiro e segundo semestres de 2026. As oportunidades abrangem os campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal.
Entre os cursos disponíveis estão Administração, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva, Gestão do Agronegócio e diversas Engenharias (Mecânica, Aeroespacial, Automotiva e Eletrônica).
SELEÇÃO
A seleção será realizada em duas etapas, sob responsabilidade do Cebraspe:
- Provas objetiva e de redação, em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro (eliminatória e classificatória);
- Avaliação de documentação e entrevista pessoal, de 8 a 10 de dezembro (eliminatória).
Embora as vagas sejam para cursos no Distrito Federal, as provas serão aplicadas em sete cidades brasileiras: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).
Durante a inscrição, o candidato deve anexar uma foto recente, tirada nos últimos seis meses, mostrando a cabeça descoberta e os ombros visíveis.
RESULTADO
O resultado final e a convocação para o registro acadêmico online dos aprovados na primeira chamada serão divulgados em 19 de janeiro de 2026.
Mais informações estão disponíveis na página oficial do vestibular indígena da UnB ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, pelo telefone (61) 3448-0100.
Com informações Agência Brasil


