22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Um preço na prateleira e outro maior no caixa: o que fazer?

11/07/2018 13h57
Por: Deyvid Santos

Um recente constrangimento enfrentado por uma consumidora no comércio de Três Lagoas (MS) na tarde da última terça-feira (10) trouxe à tona uma antiga polêmica. Produto na prateleira com um preço e no caixa com outro preço, qual valor o consumidor deve pagar?

A consumidora Daiane foi até uma farmácia da cidade para comprar uma pomada e, ao pagar o produto, percebeu que o valor que estava na prateleira não batia com o valor cobrado no caixa. Mesmo questionando e apontando o problema, a consumidora não conseguiu a diferença de volta.

Quem tem o costume de fazer compras em supermercados provavelmente já deve ter passado ou pelo menos observado situações como esta. Muitos casos terminam em bate boca na fila do caixa, causando constrangimentos a todos.

A Solução

De forma geral, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor que encontrar valores diferentes para o mesmo produto, em um determinado estabelecimento comercial, tem o direito de pagar o menor preço.

Conforme cita o próprio Código, “no caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles”.

Conferir o preço enquanto o código de barra do produto é registrado no caixa do estabelecimento é importante para evitar pagar mais do que o ofertado na prateleira. As vezes são pequenas diferenças, mas que somadas podem dar prejuízo considerável ao bolso.

Caso haja recusa do estabelecimento comercial, o cliente pode entrar com uma reclamação no Procon ou entrar com uma ação no JEC (Juizado Especial Cível), pois, de acordo com artigo 31 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), a oferta e apresentação de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras e precisas.

Em Três Lagoas, o Procon está localizada na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2462, no 1° andar do Edifício Erpi, no Bairro Jardim Primaveril. O telefone para contato é (67) 3929–1819.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.