13/10/2016 – Atualizado em 13/10/2016
Antes de Dylan, compositor era a alcunha para “cantor frustrado”!
Por: Marcio Ribeiro
O cantor, compositor, guitarrista, poeta, ator e (agora) escritor Bob Dylan é o mais novo laureado com o prêmio Nobel de… Literatura?! Como assim? Dylan é premiado com o Nobel das “belas letras” enquanto escritores de renome ficaram a ver navios?! Cantor ganhando prêmio Nobel?
E porque não?! Esta é mais uma polêmica (e profecia cumprida) na vida e obra deste multifacetado artista que vive quebrando regras. Uma delas (e a mais conhecida) foi tentar introduzir a guitarra em suas músicas Folk. Como água não se mistura com óleo, teve que abandonar o sagrado estilo ramificado no folclore norte americano, mas não se livrou de suas convicções artísticas e acabou criando uma nova maneira “dyliana” de compor e cantar!
No Brasil influenciou muitos: Raul Seixas, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Caetano, Herbert Vianna, etc. Deu voz a muitos artistas talentosos que foram renegados pela indústria fonográfica simplesmente por “não terem voz boa pra cantar”. Antes de Robert Zimmerman (nome verdadeiro de Bob Dylan, que adotou o nome artístico em homenagem a outro poeta, Dylan Thomas), cantor tinha que ter voz vigorosa, independente das mensagens das letras ou melodia que compunha. Antes de Dylan, compositor era a alcunha para “cantor frustrado”!
Como diz (e canta) o próprio Dylan, “os tempos estão mudando”! Ainda bem!
Enquanto isso, a carruagem continua passando e levando com ela muitas ideias engessadas e retrógradas, “porque os tempos estão mudando…”
Trecho de Os Tempos Estão Mudando (The Times They Are A-Changin’)- Bob Dylan:
“Venham escritores e críticos, aqueles que profetizam com suas canetas e mantenham seus olhos abertos. A chance não virá novamente. E não falem tão cedo, pois a roda ainda está girando e não há como dizer quem será nomeado, pois o perdedor de agora mais tarde vencerá, pois os tempos estão mudando (…) E não critiquem o que vocês não podem entender( … )Seus filhos e filhas estão além de seu comando. Seu velho caminho está rapidamente envelhecendo. Por favor, saiam da frente se não puderem dar uma mãozinha pois os tempos estão mudando (…)”
Fonte: “Bob Nobel”, artigo escrito pelo jornalista Marcio Ribeiro em homenagem ao cantor norte americano premiado com o Nobel de Literatura no dia 13 de Outubro de 2016.
