24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de setembro, 2025

Um em cada cinco dispensam vaga da USP

Educação – 14/02/2012 – 16:02

A Fuvest divulgou nesta terça-feira, dia 14, uma nova lista de aprovados no vestibular 2012 com 2.373 nomes. Embora o número de alunos na lista seja menor que o do ano passado, quando 2.629 foram convocados, percentualmente o volume de estudantes que abriram mão de vaga da USP é maior.

Retirando os chamados para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, desistiram da vaga este ano 2307 candidatos, 21% dos 10.852 chamados em primeira chamada. Em 2011, entre os 2562 convocados para a USP (67 nomes da lista eram da Santa Casa) , 479 não tinham concluído o ensino médio, segundo esclarecimento publicado no site da universidade. Com isso, o porcentual de alunos que não se matriculou era de 19%, ou 2083 alunos.

O porcentual de desistência chama a atenção pela tradição da USP e por estar em crescimento. Em outras instituições renomadas, no entanto, a segunda chamada representa mais do que o dobro proporcinalmente. Na Universidade de Campinas (Unicamp) foram 45% convocados em segunda lista e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 42% das vagas ainda estavam ociosas na publicação da lista de espera.

Após polêmica em 2011, este ano a USP exigiu dos candidatos no momento da inscrição para o vestibular uma certificação para comprovar a conclusão do ensino médio. Segundo a Fuvest, esta medida deve evitar que a lista final tenha candidatos que não terminaram o colégio.

O índice de pessoas que desiste da vaga de medicina na Santa Casa é alto, de 66% em 2011 passou a 67% este ano.

Engenharia Civil de São Carlos, o curso mais concorrido da Fuvest 2012 teve sete desistências em 60 vagas (11,7%). Medicina, que era o segundo lugar, teve uma proporção maior de matriculados. Das 175 vagas, apenas quatro estavam disponíveis na segunda chamada (2%).

Fonte: iG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Senadora Soraya Thronicke participou da reunião com Luiz Marinho O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discutiu estratégias contra o trabalho escravo em fazendas...

Três Lagoas registra 56 mil inadimplentes em meio a alta do endividamento no Estado

Dados da Serasa apontam que dívidas acumuladas afetam famílias e comércio, onde renegociação cresce entre jovens