35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de dezembro, 2025

UGE de Andradina recebe treinamento

Geral – 30/03/2012 – 16:03

Está em andamento o treinamento de secretários e servidores municipais para a implantação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) no município, proposto pela Concessionária de Energia Elétrica – Elektro com apoio do Governo de Andradina, visando a economia dos gastos públicos com energia e iluminação pública, na Secretaria do Meio Ambiente. Andradina foi uma das dez cidades escolhidas no Estado de São Paulo para participar deste projeto que tem duração de 12 meses.

O curso é acompanhado pelos secretários de Administração e Finanças, José Henrique Pastorelli e de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, e por 24 servidores municipais escolhidos a partir do Decreto nº 5.235/2012.

O treinamento está sendo feito pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que é parceiro no programa e também responsável pela realização dos diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica.

De acordo com Pastorelli, o projeto pretende desenvolver a eficiência energética no município, demonstrando para a administração pública e sociedade, a importância do uso racional e consciente da energia e a expectativa é que os resultados copmecem a aparecer já a partir do segundo semestre.

O cronograma da gestão prevê, além do treinamento, o levantamento de carga, que definirá a quantidade de aparelhos eletrônicos existentes nos setores e pastas do município, o gerenciamento do consumo e o planejamento e marketing para que as ações sejam contínuas.

Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura. Os dados serão disponibilizados online para os secretários e demais responsáveis municipais que, a partir de uma senha, terão acesso total aos gastos da administração pública.

De acordo com o consultor institucional da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues, a estimativa é de uma redução de até 40% de energia, dependendo do desempenho da Gestão, o que representaria para Andradina uma economia anual de até R$ 180 mil aos cofres públicos.

Fonte: Mil Noticias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motos furtadas são encontradas em ‘desmanche’ na Vila Piloto e adolescente é apreendido

Durante ação, guarnição localizou veículos desmontados, peças de motocicletas e ferramentas usadas.

Primeiro bebê do Natal nasce no Hospital Auxiliadora e emociona Três Lagoas

Menino veio ao mundo às 11h14 desta quinta-feira, 25, pesando 3,185 kg e medindo 49 cm.

Noite de Natal

Na noite de 24 de dezembro, o casal Michelle Meneguelli e seu esposo, Gaúcho, abriu as portas de seu charmoso Rancho para receber amigos...