27 C
Três Lagoas
quarta-feira, 7 de maio, 2025

UFPE vai adotar sistema de cotas sociais a partir do vestibular 2013

Geral – 02/09/2012 – 13:09

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou, nesta quinta-feira (30), que vai adotar, a partir deste ano, com o Vestibular 2013, a reserva de vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede estadual ou municipal. A Lei 12.711 foi sancionada pela presidente Dilma Roussef, na quarta-feira (29), e atinge todas as universidades e institutos federais de ensino superior, além dos institutos federais de nível médio. Como é auto-aplicável, a lei já está valendo desde o momento da sanção.

Na UFPE, o sistema de cotas sociais será implementado de forma gradativa. Como a lei prevê um período de quatro anos para que seja implantada em sua totalidade, apenas 12,5% das vagas estarão disponíveis, no primeiro ano, para os alunos vindos das instituições públicas. Esse número equivale a 870 das 6.961 vagas oferecidas atualmente pela instituição. Desta forma, a Federal de Pernambuco trabalha com a quantidade mínima exigida.

Dentro do número previsto para as cotas, as vagas ainda serão divididas entre dois tipos de seleção: 435 delas serão destinadas a alunos cujas famílias possuem renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, por pessoa. As outras 435 vagas serão para alunos pretos, pardos ou indígenas. Nesse segundo caso, não há uma porcentagem fixa: a reserva de vagas varia de acordo com a proporção das populações indicada no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de cada instituição de ensino.

Em seu último vestibular, a Federal de Pernambuco ofereceu 6.492 vagas, das quais 34% foram conquistadas por alunos de instituições públicas. De acordo com a assessoria da instituição, a seleção da UFPE apresenta um sistema onde alunos da rede pública de ensino já recebiam um acréscimo de 10% em suas notas. No entanto, o benefício só interferia na quantidade de vagas ocupadas quando as notas do aluno já estavam próximas à média de aprovação de seus cursos.

Fonte: Do G1 PE

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia faz balanço dos 120 dias de gestão com foco em avanços e transparência

Durante evento público no auditório da UFMS na noite desta terça-feira, 06, prefeito detalha medidas de controle fiscal, avanços em transparência e metas estratégicas para os próximos anos da administração municipal.

Solenidade  em  Alusão aos 120 dias de Governo

A apresentação sobre o balanço de quatro meses de governo municipal, aconteceu nessa terça-feira (6), no Anfiteatro da UFMS, em Três Lagoas. A solenidade...

Boletim aponta aumento de casos de arboviroses em Três Lagoas

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Três Lagoas, atualizado em 6 de maio de 2025, revela...