24.7 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

UFMS é a 1ª universidade do Centro-Oeste a participar de programa da ONU

MATO GROSSO DO SUL – UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se tornou a primeira universidade do Centro-Oeste a aderir à Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo.

O programa institui a meta de seguir os dez princípios universais, com foco nos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Além disso, garante uma rede de contatos internacionais, com eventos, ações e treinamentos aos estudantes da instituição.

A carta para o pedido de ingresso à Rede Brasil foi encaminhada pela UFMS em fevereiro de 2021 e o processo de adesão levou mais de um ano.

“Ao solicitar a adesão, a UFMS assumiu o compromisso de implementar os 10 princípios do Pacto Global e incentivar programas, projetos e ações relacionados aos 17 ODS. Assim, a cada dois anos, a universidade deve encaminhar uma comunicação de engajamento, que é um relatório sobre os progressos realizados na nossa instituição em relação aos princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, relatou o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, Leonardo Chaves de Carvalho.

As 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma coleção de metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para ser atingida pelos países até 2030.

Entre os 10 princípios do universais do Pacto Global, incluem respeitar e apoiar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente, abolição efetiva do trabalho infantil, desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental, além de combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista

Antônio Francisco Neto, conhecido como Copeu, faleceu nesta sexta-feira, onde presença marcante nos campos e nos corações da comunidade deixa legado de amizade e paixão pelo esporte.

Corpo de Juliana Marins será sepultado para preservação de provas

Família tinha optado pela cremação, que era desejo da publicitária A família da brasileira Juliana Marins, que morreu após cair em uma trilha do vulcão...

Jovem invade comércio, rouba com faca e foge em moto no Centro de Três Lagoas

Assalto ousado em Três Lagoas termina com perseguição popular, faca abandonada e fuga misteriosa, onde polícia já tem pistas sobre o suspeito.