28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de junho, 2026

UFMS lança projeto PET Saúde Digital e inaugura Clínica Escola em Três Lagoas

Projeto inovador, coordenado pelo professor Alisson Oliveira busca integrar tecnologia e saúde no SUS, enquanto a nova Clínica Escola da universidade inicia atendimentos à população com foco em formação acadêmica e cuidado especializado

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu um passo importante para modernizar o atendimento em saúde em Três Lagoas. O professor de Medicina Alisson Oliveira apresentou, em entrevista ao “A Hora da Notícia” da Caçula FM desta segunda-feira, 25, o PET Saúde Digital, projeto aprovado pelo Ministério da Saúde que integra tecnologia, inovação e cuidado humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Oliveira, o PET é uma iniciativa nacional criada em 2008, mas pela primeira vez contempla o eixo da saúde digital. “A ideia é mapear e integrar ações que já acontecem, como telemedicina, prontuário eletrônico e aplicativos de marcação de consultas, para compreender seu impacto e planejar soluções de longo prazo”, explicou.

Com 145 bolsistas de diversas áreas, o projeto reúne estudantes e profissionais de medicina, enfermagem, direito, psicologia, engenharia e tecnologia da informação, em parceria com o IFMS, a EMS e a Secretaria Municipal de Saúde. O investimento previsto ultrapassa R$ 3 milhões em dois anos.

Um dos diferenciais é o uso de inteligência artificial para reduzir burocracias no atendimento. “Queremos que a tecnologia faça o trabalho repetitivo, liberando médicos e profissionais para aquilo que só o humano pode oferecer: olhar no olho, escutar e cuidar”, destacou o professor.

Além do PET, a UFMS inaugura nesta semana a Clínica Escola de Medicina, que passa a integrar a rede SUS do município. O espaço terá atendimentos especializados, começando com dermatologia e casos de hanseníase, e será referência regional em ensino-aprendizagem em saúde. “A clínica não será apenas um ponto de atenção, mas também um ambiente formador de estudantes e profissionais mais preparados”, afirmou Oliveira.

O projeto e a clínica convergem para um mesmo objetivo, que é modernizar a saúde pública de Três Lagoas, garantindo acesso ampliado, cuidado qualificado e inovação tecnológica a serviço da população.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Três Lagoas ganha Sala Lilás para atendimento humanizado a vítimas de violência

A Polícia Civil de Três Lagoas inaugurou, nesta quinta-feira (11), a Sala Lilás, espaço voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas...

Rodolfo Nogueira destaca embates em Brasília, defesa do agronegócio e anuncia emenda para Três Lagoas

Ao lado de Fabrício Venturolli, deputado federal falou sobre cenário político nacional, investimentos no município, segurança pública, agronegócio e projeções para as eleições de 2026

Abertura da Expo Três Lagoas

A abertura da Expo Três Lagoas reuniu autoridades, lideranças do agronegócio, empresários e a comunidade regional em uma noite marcada pelo entusiasmo e pela...