27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

UFMS elabora plano, mas retorno de aulas presenciais ainda é incerto

Indicativo para retorno das atividdes é no dia 11 de maio, no entanto, a data ainda não foi confirmada oficialmente

01/05/2020 08h07
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Mesmo sem ter uma data confirmada para retorno das aulas presenciais a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aprovou, nesta última quinta-feira (29) o seu plano de biossegurança, contendo as diretrizes e orientações para o retorno das aulas, durante a pandemia da covid-19.

Dentre as especificidades o documento que tem 18 páginas, estabelece as medidas de prevenção que devem ser tomadas não só pela instituição, mas também pelos alunos e servidores.

A utilização de máscaras, por sinal, será obrigatória para todos aqueles que estiverem campus da UFMS. Os servidores e estudantes que tiverem filhos em idade escolar ou inferior, terão direito ao trabalho semipresencial e ao regime especial, enquanto vigorar norma local que suspenda as atividades escolares ou em creche, conforme o plano.

O documento também normatiza o lançamento da “Campanha Eu Respeito” focada na divulgação interna de informações sobre a covid-19 e das suas medidas de prevenção.

As atividades de ensino, pesquisa e administrativas, deverão ocorrer de forma escalonada, com a medida de distanciamento social e obedecendo à regra de 30 a 70% de ocupação nas edificações, de acordo com as etapas e ações.

Ainda segundo o plano de segurança, cada uma das unidades da Universidade no Estado deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno, considerando “o número de servidores que atuam em cada setor e o princípio de escalonamento; o fluxo de uso dos espaços sob sua responsabilidade; o fluxo de atendimentos e demandas; a necessidade de atividades presenciais por semestre e curso, com foco nos estudantes concluintes em 2020 e, preferencialmente as turmas subsequentes, com atenção especial aos estudantes ingressantes”.

A cada semana o COE (Comitê Operativo de Emergência) avaliará a situação de cada região, resultando em três situações: baixa, moderada e alta probabilidade de disseminação da covid-19. Os dados serão avaliados referente à população do município/região, de acordo com os dados do IBGE.

Retorno incerto

No último dia 10 de abril o reitor da UFMS, Marcelo Turine indicou a data de 11 de maio para retorno presencial de todas as atividades da UFMS, administrativas e acadêmicas dos cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu).

No entanto, esta data ainda não foi confirmada oficialmente. A reportagem entrou em contato com Turine, mas as ligações não foram atendidas. Contudo, segundo a assessoria de imprensa da instituição, o retorno das atividades será definido em uma reunião nos próximos dias, mas a data do encontro não foi divulgada.

Informações do site Campo Grande News

Campus de Três Lagoas da UFMS (Foto: Divulgação / Arquivo)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.