29.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de janeiro, 2026

UFMS anuncia cinco novas pós-graduações na área da saúde e destaca residência em Três Lagoas

Novos programas de residência uni e multiprofissional serão ofertados em quatro câmpus, com destaque para Enfermagem Obstétrica em Três Lagoas

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou a criação de cinco novas pós-graduações, ampliando a oferta de programas de residência uni e multiprofissional na área da saúde. As novas formações serão distribuídas entre os câmpus de Campo Grande, Paranaíba, Corumbá e Três Lagoas, reforçando o papel da instituição na qualificação de profissionais e no fortalecimento do atendimento à população sul-mato-grossense.

Entre os cursos aprovados, Três Lagoas passa a contar com o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, iniciativa considerada estratégica para o município e região, ao contribuir diretamente para a melhoria da assistência materno-infantil e da saúde pública local.

Os novos programas aprovados são:

  • Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança – Câmpus Cidade Universitária (Campo Grande);
  • Programa de Residência Uniprofissional em Odontologia Hospitalar – Câmpus Cidade Universitária (Campo Grande);
  • Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica – Câmpus Paranaíba;
  • Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica – Câmpus Pantanal (Corumbá);
  • Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – Câmpus Três Lagoas.

Em nota divulgada nas redes sociais, a UFMS comemorou a aprovação dos novos cursos. “Em 2026, a Universidade celebra a aprovação de novos programas de residência uni e multiprofissional em diversas áreas de concentração e em quatro câmpus da UFMS. Só a maior e melhor instituição de ensino pública de MS poderia trazer uma notícia como essa já no início do ano”, destacou a instituição.

Com a ampliação, a UFMS consolida sua atuação na pós-graduação e na formação de profissionais da saúde. Atualmente, a universidade oferece 36 mestrados acadêmicos, 11 mestrados profissionais, 21 doutorados acadêmicos, 28 especializações, além de 3 residências multiprofissionais e 3 residências uniprofissionais.

A universidade conta hoje com mais de 32 mil acadêmicos de graduação, distribuídos em 146 cursos, presenciais e a distância, além de uma ampla estrutura que inclui bibliotecas, bases de pesquisa, fazenda escola e 10 câmpus, entre eles o de Três Lagoas, que ganha ainda mais relevância com a nova residência anunciada.

A iniciativa reforça o compromisso da UFMS com o desenvolvimento regional, especialmente no interior do Estado, ao levar formação especializada para municípios estratégicos como Três Lagoas, que se consolida como polo educacional e de saúde.

Com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses retoma atividades em Três Lagoas no dia 15

Primeira reunião de 2026 reunirá instituições parceiras para definir estratégias de prevenção contra dengue, zika e chikungunya A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados da Educação para exames admissionais e entrega de documentos

Chamamento é referente ao Concurso Público 2021 e contempla candidatos do Edital nº 016/2022 etapas incluem exames médicos e comprovação documental para posse A Prefeitura...

Traficante morre após atirar contra Força Tática no Orestinho em Três Lagoas

Douglas Cardoso Portella chegou à ser preso por tráfico de drogas na semana passada e morreu após trocar tiros com policiais em uma área de mata