Novos programas de residência uni e multiprofissional serão ofertados em quatro câmpus, com destaque para Enfermagem Obstétrica em Três Lagoas
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou a criação de cinco novas pós-graduações, ampliando a oferta de programas de residência uni e multiprofissional na área da saúde. As novas formações serão distribuídas entre os câmpus de Campo Grande, Paranaíba, Corumbá e Três Lagoas, reforçando o papel da instituição na qualificação de profissionais e no fortalecimento do atendimento à população sul-mato-grossense.
Entre os cursos aprovados, Três Lagoas passa a contar com o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, iniciativa considerada estratégica para o município e região, ao contribuir diretamente para a melhoria da assistência materno-infantil e da saúde pública local.
Os novos programas aprovados são:
- Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança – Câmpus Cidade Universitária (Campo Grande);
- Programa de Residência Uniprofissional em Odontologia Hospitalar – Câmpus Cidade Universitária (Campo Grande);
- Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica – Câmpus Paranaíba;
- Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica – Câmpus Pantanal (Corumbá);
- Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – Câmpus Três Lagoas.
Em nota divulgada nas redes sociais, a UFMS comemorou a aprovação dos novos cursos. “Em 2026, a Universidade celebra a aprovação de novos programas de residência uni e multiprofissional em diversas áreas de concentração e em quatro câmpus da UFMS. Só a maior e melhor instituição de ensino pública de MS poderia trazer uma notícia como essa já no início do ano”, destacou a instituição.
Com a ampliação, a UFMS consolida sua atuação na pós-graduação e na formação de profissionais da saúde. Atualmente, a universidade oferece 36 mestrados acadêmicos, 11 mestrados profissionais, 21 doutorados acadêmicos, 28 especializações, além de 3 residências multiprofissionais e 3 residências uniprofissionais.
A universidade conta hoje com mais de 32 mil acadêmicos de graduação, distribuídos em 146 cursos, presenciais e a distância, além de uma ampla estrutura que inclui bibliotecas, bases de pesquisa, fazenda escola e 10 câmpus, entre eles o de Três Lagoas, que ganha ainda mais relevância com a nova residência anunciada.
A iniciativa reforça o compromisso da UFMS com o desenvolvimento regional, especialmente no interior do Estado, ao levar formação especializada para municípios estratégicos como Três Lagoas, que se consolida como polo educacional e de saúde.
Com informações Correio do Estado


