21.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Universidades de MS adotam aulas a distância por 30 dias para evitar contágio

Medida vai permitir a manutenção do calendário acadêmico

17/03/2020 08h14
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e outras universidades do estado estão adotando aulas à distância, com uso de tecnologia, a partir desta terça-feira (17), durante 30 dias, como medida de prevenção contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito após reunião, na tarde de ontem (16), com o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel. Quatro casos da doença já foram confirmados em Campo Grande.

De acordo com o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, será priorizado neste período o conteúdo teórico. “As atividades práticas vão ser postergadas para um momento após esses 30 dias”, explicou.

Para evitar a aglomeração de pessoas, as universidades vão adotar um panorama das atividades didáticas para dar continuidade às aulas. Serão aproveitadas plataformas já existentes nas universidades para oferecer o conteúdo. Também será adotado trabalho remoto para professores e técnicos.

“O calendário acadêmico vai se manter como programado. Nós vamos fazer um grande exercício junto como nossos pesquisadores, cientistas de colocar tecnologias para poder dar o conhecimento necessário para que os alunos consigam concluir o ano da melhor maneira possível”, destacou Turine, que representou oito universidades do Estado.

O uso exclusivo de tecnologia para ministrar aulas, no entanto, é vedado em algumas situações, como em aulas do ensino Médio, oferecidas pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Por isso, o conteúdo deverá ser adaptado de forma a não prejudicar nenhum dos alunos.

Nesta segunda-feira, a Adufms (Associação dos Docetes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encaminhou ofício à reitoria solicitando a suspensão imediada das atividades. Conforme o documento, o porcentual de docentes sem instrução e domínio das ferramentas de educação a distância é significativo e este percentual entre alunos é ainda maior, além dos cursos onde essa modalidade não é aplicável.

O prazo de suspensão das aulas de forma presencial será de 30 dias. A depender das notificações registradas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o período poderá ser prorrogado.

Além da UFMS, participaram da reunião, Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do IFMS; Pe. José Marinoni, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); Laércio Alves de Carvalho, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); Taner Bitencourt, da Uniderp, e Mirlene Ferreira Macedo Damázio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Com informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”