Internacional – 18/02/2013 – 15:02
A União Europeia (UE) reforçou nesta segunda-feira seu regime de sanções contra a Coreia do Norte em represália pelo teste nuclear realizado em 12 de fevereiro por Pyongyang, informou uma fonte europeia.
Reunidos em Bruxelas, os ministros das Relações Exteriores dos 27 países da União Europeia decidiram acrescentar nomes à lista de personalidades e entidades com visto negado ou com congelamento de fundos, indicou a mesma fonte.
Os ministros também endureceram as restrições impostas a produtos relacionados com os programas nuclear ou balístico da Coreia do Norte. “Tratam-se de medidas severas destinadas a mostrar nossa oposição ao teste nuclear”, explicou uma autoridade europeia na semana passada.
A chefe da diplomacia europeia, Catherie Ashton, considerou no dia 12 de fevereiro que o teste nuclear significava “um novo desafio flagrante ao regime global de não-proliferação e uma violação das obrigações internacionais” de Pyongyang “de não produzir ou testar armas nucleares”. Ashton apelou para a comunidade internacional dar “uma resposta firme e unida”.
As medidas da UE somam-se às sanções impostas pela ONU. Bruxelas colocou em andamento a inspeção de navios de carga e a vigilância das atividades de instituições financeiras europeias com bancos domiciliados na Coreia do Norte.
Fonte: Portal Terra


