23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

UE não vê barreira para ter Bulgária e Romênia na área Schengen

Internacional – 27/01/2012 – 12:01

A Dinamarca, que assumiu a presidência rotativa da União Europeia neste ano, afirmou nesta quinta-feira que Romênia e Bulgária devem ter a permissão para entrar na área de livre trânsito Schengen, apesar da preocupação de que a corrupção nos dois países implique riscos.

“Não há obstáculos para Romênia e Bulgária entrarem no sistema Schengen”, disse o ministro da Justiça dinamarquês, Morten Bodskov, durante entrevista coletiva sobre um encontro de ministros da União Europeia.

Romênia e Bulgária querem fazer parte da área Schengen formada por 25 países que compartilham fronteiras e permitem a livre circulação de pessoas entre os países signatários.

No entanto, a Holanda tem resistido, alegando que os dois países do leste europeu devem, primeiro, mostrar progressos no combate à corrupção.

Bodskov afirmou que a Dinamarca tentará negociar o tema durante o seu mandato de seis meses da Presidência rotativa da UE, que termina em junho. Todos os Estados membros do bloco europeu devem concordar com a entrada de um país novo na zona Schengen.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas promove entrega de brinquedos para crianças do Novo Oeste

Ação natalina acontece nesta quinta-feira na Escola Municipal Elaine de Sá e reforça espírito de solidariedade A Prefeitura de Três Lagoas realiza nesta quinta-feira, 18...

Detran e Cetran alinham aplicação da nova CNH e regras para ciclomotores em MS

Reunião debate impactos operacionais, segurança jurídica e exigência de registro e emplacamento a partir de 2026 O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do...

Emissão do Novo RG cresce em MS e Estado se aproxima de 600 mil documentos entregues

Ampliação da rede, sistema online e mutirões fortalecem acesso à cidadania e impulsionam crescimento de até 15 por cento em 2025 Mato Grosso do Sul...