21.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Ucrânia e EUA divergem sobre Crimeia e garantias de segurança em proposta de paz

As negociações entre Estados Unidos e Ucrânia para um possível fim da guerra com a Rússia enfrentam impasses importantes. Entre os principais pontos de discórdia estão a exigência da Ucrânia por garantias de segurança também dos EUA, e não apenas da Europa, e a rejeição categórica de Kiev à ideia de reconhecer a Crimeia como território russo — proposta que teria sido sugerida pelos norte-americanos.

Além disso, a Ucrânia insiste em um cessar-fogo total e imediato antes de qualquer outro avanço nas negociações. A contraproposta ucraniana, endossada por França, Reino Unido e Alemanha, foi apresentada ao enviado de Donald Trump, Keith Kellogg.

Apesar das diferenças, Kiev mostrou abertura ao diálogo, concordando com pontos do plano americano, como:

  • Retirada gradual das sanções contra a Rússia após a aprovação do plano de paz;
  • Renúncia à adesão à Otan;
  • Congelamento das linhas de frente;
  • Retomada do controle da Usina de Zaporizhzhia.

Fontes próximas ao processo destacam que discutir a questão territorial já é um passo significativo por parte da Ucrânia. No entanto, há preocupação sobre como o ex-presidente Trump interpretará essas concessões nas negociações.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião de comitê

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.

Cassiano Maia entega nova frota de ônibus de transporte coletivo em Três Lagoas

Com 12 veículos modernos, cidade se torna a primeira do MS a oferecer transporte coletivo com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador para cadeirantes e menor emissão de poluentes.

Ladrão embriagado causa confusão, finge ser outra pessoa e agride policiais

Com vasta ficha criminal, suspeito de 39 anos tentou enganar as autoridades após furtar carnes nobres de supermercado, onde chegou a resistir à prisão.