22 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

TV americana ameaça fechar canal brasileiro no YouTube

19/01/2014 – Atualizado em 19/01/2014

Por: EPOCANEGOCIOS

O Canal Nostalgia fez sua fama no YouTube apostando em vídeos de humor que homenageiam desenhos animados, ícones da cultura pop, programas e propagandas da TV dos anos 1980 e 1990. Nos últimos dias, no entanto, uma nova causa tem mobilizado o canal. O Nostalgia, liderado pelo blogueiro Felipe Castanhari, recebeu um notificação do Youtube clara: por descumprimento de regras de direitos autorais, o canal será fechado em cinco dias.

Tudo começou assim: no final de dezembro, o canal recebeu um ‘strike’ da FOX aplicado ao vídeo ‘Nostalgia – Simpsons’, por ter ultrapassado o limite de 15 segundos de imagens do programa. O strike é diferente do flag (notificação simples do Youtube que atenta que determinado vídeo está infringindo alguma norma). É realizado por uma empresa, que notifica o Youtube diretamente. Quando um canal recebe três strikes a regra é clara: o fechamento. A equipe do Nostalgia reeditou o vídeo notificado pela FOX retirando o que acreditava estar errado.

O problema é que a FOX derrubou o novo vídeo e aplicou outro strike – o terceiro do canal. O Nostalgia já havia recebido o primeiro strike também no mês de dezembro – da Warner, por ter utilizado imagens do desenho Superpoderosas.

Há dois dias, uma notificação do YouTube chegou para Castanhari: Está é a terceira notificação que recebemos sobre uma suposta violação de direitos autorais em uma de suas postagens. Por isso, sua conta será encerrada dentro de sete dias. A sua capacidade de postar novos vídeos foi suspensa. O acesso à sua conta será desativado a menos que recebamos uma contranotificação válida disputando pelo menos uma das reinvindicações, até o dia 21 de janeiro.

Nas últimas horas, o dono do canal, o blogueiro Felipe Castanhari, tem feito o que pode para impedir o fechamento. Ele ganhou voz na internet e muitos seguidores. Canais de Youtube, como o Jovem Nerd, e personalidades – como Rafinha Bastos – expressaram apoio ao Nostalgia.

Em apenas um dia, um vídeo no qual Castanhari explica o que está acontecendo já conta com quase 400 mil visualizações. Uma petição no Avaaz ultrapassa 30 mil assinaturas. Castanhari afirmou, via twitter, que o YouTube Brasil e a FOX Brasil estão se mobilizando e buscam contato com as matrizes para reverter a situação. Federico Goldenberg, gerente de parcerias do YouTube Brasil também tem postado mensagens de apoio ao Nostalgia em seu twitter.

De qualquer forma, como sempre é mais seguro ter um plano B, um novo canal já foi criado. Se a FOX não voltar atrás e retirar o strike, os novos vídeos do Nostalgia terão que migrar para outro endereço. Mas Castanhari já afirmou: o canal não morrerá.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.