19.3 C
Três Lagoas
domingo, 19 de outubro, 2025

TSE suspende cancelamento do título de 2,5 mi de eleitores de MS, MT e 15 estados

  • TSE cancelou 107.189 inscrições eleitorais de 28 municípios de MS, de 2019 e 2020.

MATO GROSSO DO SUL – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu o cancelamento do título de eleitor daqueles que não justificaram ausência nas eleições de 2020 e nem pagaram a multa. Com a decisão, eleitoras e eleitores que estejam nesta situação poderão votar normalmente no pleito de outubro. 

O pedido feito pelo corregedor do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Julizar Barbosa Trindade, em fevereiro, ressaltou que 2,5 milhões de eleitoras e eleitores não participaram das revisões biométricas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros 15 estados (AC, AM, BA, CE, ES, MA, MG, PA, PE, PR, RJ, RS, SC, SP e RO).

O desembargador do TRE-MS informou ainda que, de 2019 a 2020, houve revisão de eleitorado em 28 municípios sul-mato-grossenses, tendo sido canceladas 107.189 inscrições eleitorais. Após o pleito de 2020, esses títulos voltaram a ser invalidados e, até 8 de fevereiro de 2022, somente 16.937 eleitoras e eleitores haviam regularizado a situação.

O plenário do TSE acolheu a proposta, sessão administrativa realizada na última terça-feira (19), devido à pandemia de covid-19. Na condição de relator, o presidente, ministro Edson Fachin, afirmou que a prorrogação da suspensão dos efeitos dos cancelamentos é necessária devido ao atual quadro sanitário.

Fachin considerou a proximidade do período crítico para a força de trabalho nos cartórios eleitorais, além do prazo para que eleitores possam tirar, regularizar ou transferir o título – encerramento no dia 4 de maio. Segundo o ministro, todo esse contexto poderia desencadear um aumento da demanda por atendimento eleitoral.  

Segundo a resolução aprovada, os títulos reabilitados para voto em razão da medida voltarão à condição de cancelados quando o cadastro eleitoral for reaberto, após as eleições deste ano.

Primeira Página (RMC)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância Sanitária suspende comércio de suplementos e adoçante sem registro

Produtos, segundo a Anvisa, apresentam erro na rotulagem e origem desconhecida A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de diversos suplementos alimentares...

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Segundo empresas, tarifa será menor para quem leva só bolsa ou mochila As empresas aéreas deverão explicar a implementação de uma nova categoria de tarifa,...

“A Rua é Nossa” deste domingo terá pintura facial e corporal para crianças

Uma programação repleta de atividades para pessoas de todas as idades A Prefeitura de Três Lagoas realiza mais uma edição do tradicional projeto “A Rua...