32.4 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

TSE afirma que apenas candidatos podem ser processados por compra de votos

Política – 11/05/2012 – 15:05

Em sessão na noite de quinta-feira (10), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu que apenas candidatos podem responder a processo por compra de votos.

Na prática, quem comprar votos durante o processo eleitoral em nome de algum candidato responderá por abuso de poder econômico ou corrupção, com pena de até um ano e três meses de prisão, mas não por captação ilegal de votos, crime cuja punição é a aplicação de multa ou cassação do registro ou diploma do candidato.

A decisão foi tomada com base em um processo contra uma TV e um empresário do Mato Grosso do Sul, acusados em 2011 pelo Ministério Público Eleitoral de terem montado um esquema de doação de combustível a eleitores em troca de votos na cidade de Naviraí, no interior do Estado.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, disse que doar, oferecer, prometer ou entregar bem ou vantagem a uma pessoa para obter seu voto é o tipo de relação que ocorre entre o candidato e o eleitor.

Assim, as penas da lei não podem ser aplicadas a uma terceira parte acusada de compra de votos.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Marinha do Brasil realizará ação de Capitania Itinerante em Três Lagoas na próxima semana

Mais informações podem ser obtidas junto à Capitania Fluvial do Pantanal pelo e-mail [email protected].

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em Concurso para exames admissionais em dois locais

Os dias e horários estipulados a cada candidato estão disponíveis no documento abaixo, assim como os exames médicos e documentos necessários.

Jardim Itamaraty, Nossa Senhora de Fátima e Eunice recebem obra de pavimentação e drenagem

As melhorias também preveem a construção de passeios com acessibilidade nas esquinas e a implantação de sinalização horizontal e vertical, reforçando a segurança de pedestres, ciclistas e condutores.