Geral – 23/02/2012 – 09:02
Dez tripulantes do cruzeiro MSC Armonia que partiu no sábado (18) de Santos desembarcaram em Montevidéu e em Buenos Aires com suspeitas de gripe B.
Cerca de mil integrantes da tripulação, e mais de 2 mil passageiros, embarcaram em um cruzeiro que seguiu para o litoral de Uruguai e Argentina após a morte da garçonete Fabiana dos Santo, de 30 anos, que teve preliminarmente diagnosticada como causada pelo virus da gripe B.
Segundo a assessoria de imprensa da MSC, sete tripulantes desembarcaram em Montevidéu, na terça-feira (21), com sintomas de resfriado, como coriza nasal e tosse. Nesta quarta-feira (22), mais três tripulantes desembarcaram com os mesmos sintomas em Buenos Aires. Todos foram levados para um hospitais e passaram por exames de avaliação, sendo liberados pelas autoridades médicas.
A MSC informou que nenhum deles teve de permanecer internado nos dois países e todos foram liberados para retornar ao trabalho. Nenhum passageiro que embarcou no novo cruzeiro apresentou sintomas de gripe, disse a empresa.
O navio MSC Armonia chegou a Buenos Aires nesta quarta-feira cercado de cuidados das autoridades argentinas após o desembarque dos tripulantes em Montevidéu com a suspeita da doença. O ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, disse em nota no site do minitério que “a situação no navio é absolutamente normal” e “não há riscos”. Segundo ele, alguns tripulantes que passaram por avaliação médica apresentem “sintomas leves” de gripe B, que é mais leve e não é pandêmica, como a H1N1.
O vírus da gripe B se manifesta em 48 horas e a cura pode ocorrer em uma semana sem necessidade de tratamento médico especializado.
O navio passou por inspeções e foi liberado pelas autoridades. Manzur afirma os cuidados foram redobrados a inspeção minuciosa e que a possibilidade de infecção é “muito baixa”. “A situação no cruzeiro é absolutamente normal”, disse o ministro.
Em Santos, após o cruzeiro aportar no sábado, 10 pessoas, entre eles 7 passageiros e três tripulantes, foram internados com sintomas respiratórios agudos no Hospital Ana Costa. Entre os passageiros havia uma mulher, um menino de 11 anos e uma menina de 14 anos.
Fonte: Globo.com