32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Tribunal de Justiça cria aplicativo para tablets e smatphones

19/08/2016 – Atualizado em 19/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com TJMS

Na segunda-feira (22), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inovará mais uma vez ao lançar um aplicativo para tablets e smartphones, que trará mais praticidade ao trabalho dos magistrados do Poder Judiciário e aos advogados, permitindo manuseio de processos mesmo estando sem conexão de internet.

O projeto preenche uma necessidade originalmente identificada pelos próprios magistrados, que perceberam que, quando o sistema de processos tornou-se inteiramente digital, o acesso aos processos ficava mais restrito, dificultando o trabalho e prendendo-os ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ), que só podia ser acessado pelo desktop ou notebook.

Há alguns anos surgiu a iniciativa de se criar um aplicativo que permitisse que magistrados e advogados pudessem acessar os processos pelo smarthphone ou tablet. Assim, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação criou o aplicativo Pasta Digital – TJ/MS, possibilitando que os usuários possam ler processos quando estiverem desconectados da internet.

O aplicativo passou por uma fase de testes com um dos magistrados, que o avaliou e sugeriu mudanças, deixando-o mais prático e acessível para os usuários. O aplicativo foi projetado para trabalhar off-line e também para baixar os processos página por página, possibilitando que o download seja mais eficiente mesmo em conexões 3G e 4G.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, Des. João Maria Lós, a novidade resultará em mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional e, ao mesmo tempo, a justiça sul-mato-grossense manterá sua postura de vanguarda.

“A equipe da área de tecnologia entendeu a dificuldade que existia e resolveu a questão com a criação desse aplicativo. É uma inovação, sem dúvida, e o jurisdicionado será o grande beneficiado, além dos magistrados que terão seu trabalho agilizado. O Poder Judiciário de MS continuará buscando formas e meios de bem atender à população. É para isso que existimos”, firmou.

Funcionalidade – Nessa versão, o aplicativo já organiza os processos automaticamente por comarca, caso o juiz ou o advogado atuem em diferentes locais. Além disso, será possível criar marcadores customizados para processos ou para páginas de um processo.

Por se tratar de primeira versão, o aplicativo tem algumas limitações como, por exemplo, os processos em segredo de justiça ainda não estarão disponíveis, algo que será adicionado em versões futuras.

Além disso, o aplicativo está disponível somente para Android, pois 80% dos acessos ao portal do Tribunal de Justiça realizados por meio de dispositivos móveis são feitos por essa plataforma. A versão para IOS estará disponível em 2017.

A equipe da STI já está desenvolvendo melhorias para o aplicativo, que incluirão os processos em segredo de justiça. Futuramente, o aplicativo também permitirá o acesso do público aos processos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Estimativa para o PIB é 2,21% este ano A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a...

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

APAS Três Lagoas empata em jogo emocionante na abertura do Estadual de Futsal

Após uma década longe da principal competição da modalidade, Três Lagoas voltou a disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal Masculino 2025, que teve início...