18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026

TRF suspende despejo de índios até perícia em fazenda de Rio Brilhante

Geral – 30/03/2012 – 18:03

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) suspendeu no último dia 26 a ordem de reintegração de posse até a realização de perícia antropológica na Fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, ocupada por índios guarani.

A área fica localizada em Rio Brilhante e é denominada pelos indígenas de Laranjeira Ñanderu. A decisão da 5ª Turma, que teve placar de 2 a 1, proíbe a migração de novas pessoas para a área em disputa.

Desde janeiro deste ano, os indígenas estão sob ameaça de despejo. Na ação, os proprietários apontam que o grupo voltou a ocupar uma área de onde já foi obrigado, por decisão judicial, a sair em 2009. A área em questão está em fase final de estudo para demarcação.

Por sua vez, a Procuradoria Regional da República da 3ª Região justificou que desde 2008 a Funai (Fundação Nacional do Índio) constituiu um grupo técnico para estudos, mas vem enfrentando várias demandas judiciais, “ajuizadas com o fito inconteste de obstar a realização dos trabalhos”.

A fazenda pertence aos herdeiros do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Dourados, José Cerveira

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Bebê de 6 meses precisa de apoio para cirurgia essencial em Três Lagoas

Família organiza campanha solidária para custear operação da pequena Olívia, que nasceu com fenda palatina

De Três Lagoas a Aparecida do Norte de Fusca: Clube dos Fusqueiros vive jornada de fé e amizade na estrada

Edgard Nogueira e André Luiz Ferreira relataram como a paixão pelos carros antigos uniu fé, amizade e 1.800 km de estrada

SMS e UFMS ampliam atendimentos da Clínica-Escola com novas especialidades

Parceria passa a ofertar consultas em Endocrinologia e Pediatria por telemedicina para usuários do SUS em Três Lagoas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...