18/10/2013 – Atualizado em 18/10/2013
O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol
Por: Marco Campos
A tão temida época do ano, em que quase toda a população brasileira adianta seus relógios em uma hora, começa às 00h de hoje, domingo (20). O Horário de Verão, que seguirá até o dia 16 de fevereiro de 2014, será aderido por todos os estados das regiões sul, sudoeste e centro-oeste.
Tocantins, que aderiu a medida no ano passado, e Bahia, que começou a participar em 2011, não estarão inseridos na mudança deste ano.
Na última temporada, de 2012 para 2013, o adiamento dos relógios rendeu uma economia de 4,5% nos gastos de energia das regiões.
Por que existe o horário de verão?
O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.
O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que essa prática alcance resultados menores ou até mesmo não alcance vantagens em economia.
No entanto, ainda existe o benefício de se deslocar o alto consumo dos horários de pico (de 18h às 21h) para outros períodos do dia
