34.5 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Três Lagoas vai receber UTI neonatal em 2015; afirma Sesau

03/08/2014 – Atualizado em 03/08/2014

Para o interior, ainda existe uma previsão de implantar mais leitos de UTI neonatal, como no Hospital Regional de Nova Andradina

Por: Da Redação/MC

A cidade de Três Lagoas vai ganhar a partir do próximo ano seis UTI neonatal. A informação foi dada a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesau). A implantação será feita no Hospital Auxiliadora. Em Mato Grosso do Sul, atualmente existem apenas duas cidades em que possuem este tipo de atendimento, Dourados e Campo Grande, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o interior, ainda existe uma previsão de implantar mais leitos de UTI neonatal, como no Hospital Regional de Nova Andradina.

OUTROS LEITOS

Na capital sul-mato-grossense há 10 leitos no Hospital Regional, 10 na maternidade Cândido Mariano, oito na Santa Casa e seis no Hospital Universitário (HU). Existem também 47 leitos de UTI neonatal intermediária convencional, sendo 20 no Regional, 11 na Santa Casa, 10 na Cândido Mariano e seis no HU.

Há ainda nove leitos de UTI neonatal intermediária canguru, em que a mãe tem mais contato com o bebê. Cinco deles ficam no Regional e quatro na Cândido Mariano.

Em Dourados, o Hospital Universitário tem 10 leitos de UTI neonatal e 15 de UTI neonatal intermediária convencional.O problema é que simplesmente aumentar os leitos não resolve o problema. Faltam técnicos, enfermeiros especializados e até médicos.

A presidente interina da empresa que administra o HU em Dourados explica que mesmo com o concurso que houve para a contratação de profissionais, há dificuldades na contratação. Muitos médicos não aceitam o salário de mais de R$ 6 mil oferecido.

O delegado do Sindicato dos Médicos da Grande Dourados explica que o valor não é suficiente para cobrir os gastos que os profissionais têm para se formar e a responsabilidade exigida dos intensivistas.

Na falta de leitos em hospitais públicos de Campo Grande, só o El Kadri, da rede particular, tem UTI neonatal. São dez leitos, dos quais nove estão ocupados.
A Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesau) mantém o prazo dado pelo prefeito Gilmar Olarte de ativar 10 leitos de UTI neonatal na maternidade Cândido Mariano em até dois meses.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa paga saque do FGTS para demitidos a partir de segunda-feira

Saldo bloqueado será liberado a trabalhadores demitidos entre 2020 e 2025 em duas parcelas A Caixa Econômica Federal iniciará, em 29 de janeiro, o pagamento...

Matrículas presenciais da REME 2026 começam em janeiro em Três Lagoas

Confirmação de vagas ocorre após divulgação das listas de designação, nos dias 14 e 28 de janeiro de 2026 Com o encerramento da primeira fase...

Dengue não tira férias e pode matar: prefeitura reforça alerta

Mesmo no período de descanso, cuidados contra o Aedes aegypti precisam ser mantidos para evitar casos graves da doença Mesmo durante as férias, o perigo...