35.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Três Lagoas vai receber UTI neonatal em 2015; afirma Sesau

03/08/2014 – Atualizado em 03/08/2014

Para o interior, ainda existe uma previsão de implantar mais leitos de UTI neonatal, como no Hospital Regional de Nova Andradina

Por: Da Redação/MC

A cidade de Três Lagoas vai ganhar a partir do próximo ano seis UTI neonatal. A informação foi dada a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesau). A implantação será feita no Hospital Auxiliadora. Em Mato Grosso do Sul, atualmente existem apenas duas cidades em que possuem este tipo de atendimento, Dourados e Campo Grande, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o interior, ainda existe uma previsão de implantar mais leitos de UTI neonatal, como no Hospital Regional de Nova Andradina.

OUTROS LEITOS

Na capital sul-mato-grossense há 10 leitos no Hospital Regional, 10 na maternidade Cândido Mariano, oito na Santa Casa e seis no Hospital Universitário (HU). Existem também 47 leitos de UTI neonatal intermediária convencional, sendo 20 no Regional, 11 na Santa Casa, 10 na Cândido Mariano e seis no HU.

Há ainda nove leitos de UTI neonatal intermediária canguru, em que a mãe tem mais contato com o bebê. Cinco deles ficam no Regional e quatro na Cândido Mariano.

Em Dourados, o Hospital Universitário tem 10 leitos de UTI neonatal e 15 de UTI neonatal intermediária convencional.O problema é que simplesmente aumentar os leitos não resolve o problema. Faltam técnicos, enfermeiros especializados e até médicos.

A presidente interina da empresa que administra o HU em Dourados explica que mesmo com o concurso que houve para a contratação de profissionais, há dificuldades na contratação. Muitos médicos não aceitam o salário de mais de R$ 6 mil oferecido.

O delegado do Sindicato dos Médicos da Grande Dourados explica que o valor não é suficiente para cobrir os gastos que os profissionais têm para se formar e a responsabilidade exigida dos intensivistas.

Na falta de leitos em hospitais públicos de Campo Grande, só o El Kadri, da rede particular, tem UTI neonatal. São dez leitos, dos quais nove estão ocupados.
A Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesau) mantém o prazo dado pelo prefeito Gilmar Olarte de ativar 10 leitos de UTI neonatal na maternidade Cândido Mariano em até dois meses.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eldorado Brasil abre 65 vagas para o Programa Jovem Aprendiz em Três Lagoas

As inscrições vão de 15 a 26 de setembro e podem ser realizadas pelo site da empresa A Eldorado Brasil, uma das empresas mais competitivas...

Nelore de MS vence prova de eficiência alimentar e terá sêmen multiplicado

Touro do Estado teve destaque nacional de qualidade de carcaça Transferência embrionária que vêm sendo desenvolvida há décadas, a raça Nelore, aquele gado branco predominante na pecuária brasileira...

Inspetor da PRF em Três Lagoas se aposenta após três décadas de serviços prestados

José Ferreira Torres iniciou a carreira em 1994, foi chefe da delegacia local e deixa legado de dedicação à segurança pública.