Previsão indica sol, variação de nebulosidade e temperaturas elevadas, onde baixa umidade aumenta riscos à saúde e de incêndios
Três Lagoas deve enfrentar um sábado, 26, de calor intenso, com predomínio de tempo firme, sol e variação de nebulosidade. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC) indica que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica manterá as condições de estabilidade em grande parte do Estado, favorecendo o rápido aquecimento ao longo do dia.
Na região do Bolsão, onde está Três Lagoas, o calor deve ganhar força principalmente durante a tarde. Embora a previsão apresentada pelo CEMTEC destaque temperaturas de até 40°C a 43°C em algumas localidades do Estado, os maiores valores estão concentrados principalmente nas regiões Pantaneira e Sudoeste.
O cenário é de temperaturas acima da média, com possibilidade de caracterizar um período de calor intenso em algumas regiões. O CEMTEC destaca que este pode ser o primeiro episódio significativo de calor da primavera.
A combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar pode aumentar o risco de desidratação, mal-estar e agravamento de problemas respiratórios.
A recomendação é reforçar a ingestão de água, evitar exposição prolongada ao sol e reduzir a prática de atividades físicas nos horários de maior aquecimento. Crianças, idosos e pessoas que trabalham ou permanecem expostas ao calor devem receber atenção especial.
O tempo quente e seco também favorece o ressecamento da vegetação e o aumento do risco de incêndios florestais. O CEMTEC alerta que eventuais ventos podem contribuir para a rápida propagação das chamas e dificultar o combate.
A orientação é não utilizar fogo para limpeza de terrenos, queima de resíduos ou manejo da vegetação, além de respeitar as medidas vigentes de suspensão das queimadas controladas em Mato Grosso do Sul.
Apesar do cenário predominantemente seco, o forte aquecimento durante o dia pode favorecer pancadas de chuva muito pontuais e isoladas, acompanhadas eventualmente de tempestades. A possibilidade, entretanto, é considerada baixa e não muda a característica predominante do sábado, que será de calor e baixa umidade.
Os ventos devem atuar principalmente do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h e possibilidade de rajadas superiores a 50 km/h em pontos isolados. Para Três Lagoas, a combinação de calor, tempo seco e vento reforça a necessidade de atenção com hidratação, exposição ao sol e prevenção de queimadas durante o fim de semana.


