Aos 95 anos, Magdalena Cézero morreu cercada de carinho, encerrando uma trajetória de quase um século
Aos 95 anos, Magdalena Fernandes Cézero partiu em casa, na madrugada desta quinta-feira (10), acolhida por familiares e pelos cuidados de enfermeiros. O que ela jamais soube: seus filhos, Geraldo Aparecido “Cido” Cézero, de 67 anos, e Domingos “Binga” Cézero, de 63, já haviam deixado este mundo, em um intervalo de apenas três dias em maio.
A matriarca — que viu nascer oito filhos com seu falecido esposo, Geraldo Cézero (que faleceu em 2010) — enfrentava nos últimos anos as limitações da idade avançada: estava acamada, combatendo uma infecção generalizada ligada a múltiplas complicações de saúde. E o destino lhe reteve a notícia das perdas mais dolorosas.
No dia 11 de maio, Cido foi o primeiro a partir. Torneiro mecânico respeitado e servidor dedicado na Prefeitura de Três Lagoas, ele deixou esposa, duas filhas e netos, consolidando um legado sentimental e comunitário.
Logo depois, em 14 de maio, Domingos, símbolo da continuidade empresarial da família — atuou à frente da São Marcos Ferro e Aço e foi fundador da Panificadora Três Lagoas — venceu uma longa luta contra o enfisema pulmonar.



Com a irreparável ausência de Cido e Binga, restaram cinco filhos — Roberto, Pedro, José Luiz, Gilberto e Marcos —, a saudosa memória de Maria Antonia, falecida anteriormente, e o coração ferido da família que agora se volta para a consolidação do legado construído por Magdalena e seu esposo. Ela também deixa 18 netos e 15 bisnetos.
Conhecida em Três Lagoas pelo famoso Ferro Velho (hoje São Marcos Ferro e Aço), fundado em 1962, a família Cézero viu-se envolvida por uma onda de luto que abateu a todos com força quase simbólica. Afinal, uma matriarca que vive tantos anos, encerra sua jornada sem sequer saber que tantos pedaços da própria história já haviam se apagado.
Hoje, ao celebrar a partida de Magdalena, a comunidade três-lagoense presta homenagem não só a ela, mas a uma linhagem que permeou a cidade com trabalho, resiliência e muitos capítulos entrelaçados por aço, pão, suor — e agora, silêncio.
O velório acontece até às 13h desta quinta-feira na capela Duílio em Três Lagoas. O sepultamento será às 15h em Andradina (SP), sua cidade natal.