24.6 C
Três Lagoas
sábado, 14 de junho, 2025

Três Lagoas restringe acesso a áreas de conservação para prevenir incêndios

Medida visa conter aumento das queimadas e proteger o meio ambiente durante a seca.

Diante do crescimento expressivo das queimadas e da baixa umidade do ar, a Prefeitura de Três Lagoas publicou o Decreto Nº 936, de 05 de setembro de 2024, suspendendo temporariamente o acesso público a várias unidades de conservação no município. A medida, que tem caráter preventivo, busca evitar incêndios e garantir a preservação ambiental durante o período crítico de estiagem.

As áreas afetadas pela restrição incluem o Parque Natural Municipal das Capivaras, a Área de Proteção Ambiental da Cascalheira, o Parque Natural Municipal do Pombo e a Área de Proteção Ambiental do Jupiá.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) destacou que a decisão é motivada pela necessidade de preservar o bem-estar da população e adotar medidas de prevenção em resposta ao aumento dos focos de queimadas. Mato Grosso do Sul registrou mais de 3 mil focos de incêndios apenas em agosto de 2024. A ação está alinhada com as diretrizes da Constituição Federal e da Política Nacional de Meio Ambiente.

Apesar das restrições ao público em geral, o decreto permite visitas científicas, desde que autorizadas previamente pela SEMEA. Qualquer descumprimento da norma será punido conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 e o Decreto Federal nº 6.514/2008.

Para mais informações ou para solicitar autorização de acesso científico às áreas de conservação, a SEMEA disponibiliza o número de WhatsApp (67) 9182-3258 e o e-mail [email protected].

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com tecnologia inédita, MS tem monitoramento ambiental para identificar desmatamento e queimada

A sala de situação foi projetada como uma ferramenta estratégica de apoio à fiscalização, gestão territorial e à governança ambiental, promovendo maior agilidade e precisão nas ações de comando e controle.

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul, com mais de 1 mil registros no mês de maio

Entre os municípios, Campo Grande puxa os índices com 410 empresas, seguida por Dourados com 96, Chapadão do Sul com 40 firmas, Três Lagoas com 39 e Sonora com 36 empresas.