28.5 C
Três Lagoas
domingo, 7 de junho, 2026

Três Lagoas reforça combate à dengue e intensifica ações contra arboviroses

Comitê Municipal debateu estratégias de prevenção, educação e monitoramento da dengue, chikungunya e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira (14) a 5ª reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses, reforçando as estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, chikungunya e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O encontro reuniu representantes de secretarias municipais, instituições e entidades parceiras, promovendo o alinhamento das ações desenvolvidas no município e fortalecendo o trabalho integrado entre os setores envolvidos no combate às arboviroses.

Durante a reunião, a diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Maysa Costa, apresentou as ações voltadas à gestão de resíduos sólidos, destacando a importância da separação correta do lixo, da coleta seletiva e do descarte adequado de materiais que possam se transformar em criadouros do mosquito.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Spazzapan, apresentou os dados epidemiológicos atualizados de Três Lagoas, detalhando o cenário da dengue em 2026, incluindo notificações, casos positivos e o monitoramento contínuo realizado pelas equipes de saúde.

Já a coordenadora da Promoção da Saúde, Aline Martins Oliveira, destacou as ações educativas realizadas no município, como palestras em escolas, blitz educativas, teatro de fantoches e atividades de conscientização junto à população.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a participação da comunidade é fundamental para reduzir os focos do mosquito transmissor e evitar novos casos das doenças.

Além das apresentações, também foram discutidas ações desenvolvidas pelas equipes de Endemias, Entomologia e Imunização, que seguem atuando de forma integrada no monitoramento e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate às Arboviroses foi criado por meio do Decreto nº 150/2013 e reúne representantes do poder público, instituições e sociedade civil com o objetivo de planejar estratégias, acompanhar indicadores e promover respostas rápidas diante de possíveis cenários epidêmicos no município.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo será de tempo firme e ar seco em Três Lagoas

Os moradores de Três Lagoas terão um domingo (07) de tempo estável, com predomínio de sol e ausência de chuva. A temperatura deve variar...

Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dá mais um passo em direção à modernização e à transparência institucional com...

Advogado sul-mato-grossense aposta na força dos livros para enfrentar a cultura do imediatismo

Em uma época marcada pela velocidade das redes sociais, pela avalanche de opiniões e pela necessidade constante de respostas imediatas, o advogado e escritor...