19.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de junho, 2022

Três Lagoas recebe Fórum Regional de Desenvolvimento

15/08/2013 – Atualizado em 15/08/2013

Evento começa na próxima quinta-feira, 22 de agosto, com capacitações gratuitas.

Por: Fábio Campos

O Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Costa Leste – chega a Três Lagoas nas próximas quinta e sexta-feira, 22 e 23 de agosto.

O evento, promovido pelas entidades do Sistema “S” (Sebrae, Sistema Fiems, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul, Sest Senat e Sistema OCB/MS) e Petrobras, visa aproximar o setor público do empresarial, debater políticas públicas de fomento aos pequenos negócios de diversos segmentos e oferecer capacitações ao público da região.

As atividades são gratuitas e têm início a partir das 8 horas, na sede do Sest Senat da cidade (Av. Ponta Porã 2.640 – Jardim Alvorada). Na abertura, haverá talkshow sobre o desenvolvimento local, com a participação da Prefeitura Municipal, Seprotur e grandes empresas como Petrobras, Eldorado e Fibria.

Logo após, será lançada a Mostra de Projetos e Soluções das instituições realizadoras do Fórum, do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Nela, o público poderá saber quais são as opções oferecidas nas áreas de empreendedorismo, capacitação profissional, acesso ao crédito, cooperativismo, produção no campo, bem-estar; entre outros.

Ainda na quinta-feira acontece às 18 horas a palestra “Inovação e Criatividade – Como fazer diferente sendo excelente”, com Denilson Shikako, especialista em neurociência.

Já o segundo dia é marcado por uma série de palestras que tratam sobre temas como políticas públicas; qualificação da mão de obra; desenvolvimento de fornecedores; inovação e sustentabilidade; acesso a serviços financeiros, cooperação; Consórcios Municipais, compras governamentais; agricultura familiar; logística, e potencialidades da região para receber grandes investimentos.

A palestra conduzida pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), encerra a programação falando sobre os caminhos para os pequenos negócios inovarem, transformando ideias em resultados concretos no dia a dia.

A cidade

Três Lagoas está localizada a 338 km da Capital. Com 98 anos de existência, o município possui o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A cidade já ultrapassou os 100 mil habitantes, graças aos 33 mil novos moradores acrescidos ao longo da última década.

O território abriga hoje quase 60 indústrias de pequeno, médio e grande porte e, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucems), mais de 7 mil empresas estão ativas. Impulsionada pelo setor de celulose, já é responsável por 50% do volume de exportação industrial sul-mato-grossense. Nos últimos oito anos, Três Lagoas recebeu R$ 15 bilhões em investimentos, criando em torno de 15 mil empregos diretos.

Serviço

A programação completa encontra-se em www.desenvolvems.com.br. Apoiam o Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Costa Leste a Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), a Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União, Prefeitura Municipal de Três Lagoas e Tribunal de Contas do Estado.

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido