24.6 C
Três Lagoas
domingo, 7 de junho, 2026

Três Lagoas recebe exposição interativa sobre preservação da água entre os dias 13 e 16 de maio

Projeto “Olho D’Água” une arte, tecnologia, realidade virtual e cinema ambiental com entrada gratuita na Lagoa Maior

Três Lagoas recebe, entre os dias 13 e 16 de maio de 2026, a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, projeto interativo que busca conscientizar o público sobre a importância da água e a preservação dos recursos hídricos por meio de arte, tecnologia e experiências imersivas. A programação será realizada na Lagoa Maior, com entrada gratuita.

Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, a visitação será exclusiva para escolas previamente agendadas. Já no sábado, 16 de maio, o espaço estará aberto ao público em geral, das 15h às 19h. Na mesma data, às 19h, acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com exibição de filmes voltados à sustentabilidade e preservação ambiental.

A exposição acontece dentro de um Tech-Truck, caminhão equipado com multiplataforma digital e ferramentas artísticas e tecnológicas que proporcionam experiências visuais, sonoras e interativas ao público.

Um dos destaques da programação é a experiência em realidade virtual, na qual os visitantes percorrem o ciclo da água em uma animação 3D que parte de uma nascente, passa por rios, cidades, florestas e comunidades até chegar ao mar.

Segundo Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto, a proposta é oferecer uma experiência divertida e educativa ao mesmo tempo. “Os visitantes vivenciam experiências fantásticas que ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente”, destaca.

O projeto tem como tema central “O ciclo da água e sua importância para a vida humana e todos os seres vivos”, promovendo reflexões sobre sustentabilidade e preservação ambiental de forma acessível para crianças e adultos.

A iniciativa é realizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul, além do apoio da Prefeitura de Três Lagoas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

De acordo com Gabriel Buim, diretor-presidente da MS Pantanal, apoiar ações educativas e culturais ligadas à preservação ambiental faz parte do compromisso da concessionária. Já Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, ressalta que o saneamento também está ligado à conscientização ambiental e à promoção da cidadania.

Em sua quarta edição, o projeto “Olho D’Água” já percorreu mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros. Atualmente, dois caminhões viajam pelo país levando experiências educativas sobre meio ambiente e recursos hídricos.

Mais informações podem ser acessadas no site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/. O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua

Com informações da Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo será de tempo firme e ar seco em Três Lagoas

Os moradores de Três Lagoas terão um domingo (07) de tempo estável, com predomínio de sol e ausência de chuva. A temperatura deve variar...

Novo sistema de portarias do Detran-MS amplia transparência e facilita acesso à legislação

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dá mais um passo em direção à modernização e à transparência institucional com...

Advogado sul-mato-grossense aposta na força dos livros para enfrentar a cultura do imediatismo

Em uma época marcada pela velocidade das redes sociais, pela avalanche de opiniões e pela necessidade constante de respostas imediatas, o advogado e escritor...