Na noite da última segunda-feira (30), Três Lagoas se tornou palco de um importante momento para a cultura sul-mato-grossense: a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. O encontro, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, foi realizado no Plenário Ranulpho Marques Leal da Câmara Municipal.
Com o objetivo de fortalecer o setor cultural e garantir que os recursos da PNAB atendam às reais necessidades da comunidade artística, o evento reuniu representantes do poder público, conselhos de cultura, artistas, coletivos e gestores culturais da Região Costa Leste.
Durante a Escuta, foram debatidas propostas fundamentais como:
- Capacitação e credenciamento de agentes culturais
- Investimentos em infraestrutura cultural
- Consultoria técnica especializada
- Regionalização dos editais
- Geração de renda para artistas locais
A iniciativa também destacou a valorização da cultura viva e o fortalecimento dos fazedores de cultura, com foco em democratizar o acesso aos recursos e ampliar a participação popular nas políticas públicas do setor.
Além de ser um espaço de escuta e troca, a audiência é uma etapa obrigatória para a implementação da PNAB. Ela garante que os editais sejam construídos de forma participativa, considerando as especificidades de cada região.
Estiveram presentes representando a Fundação de Cultura, Silvano Heck e Iria Maciak. Também participaram:
- Israel Zayed, do Conselho Estadual de Cultura
- Stênio Congro, diretor de Cultura de Três Lagoas
- Membros do Conselho Municipal de Cultura: Maria do Rap, Nilva Barrozo, Kenia Faria, Aaron Sales e Samira Silva
- O vereador Marcus Bazé, representando a Câmara Municipal
- Representantes dos departamentos culturais de Aparecida do Taboado e Inocência