Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município
Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de julho) e ao Dia do Motociclista (27 de julho), a Prefeitura de Três Lagoas realizou uma série de ações educativas voltadas à segurança no trânsito. As atividades foram organizadas pela Diretoria de Trânsito (DEPTRAN), ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e o Ministério Público.
A programação começou com uma blitz educativa no Dia do Motorista, na Avenida Rosário Congro, onde cerca de 100 condutores foram abordados por agentes de trânsito. Durante a ação, os motoristas receberam orientações sobre práticas seguras ao volante e materiais informativos.
No dia 28, a PRF apoiou novas abordagens, dessa vez direcionadas a motociclistas nas proximidades do posto fiscal. As equipes alertaram sobre o uso de equipamentos obrigatórios, prevenção de acidentes e a idade mínima permitida para o transporte de crianças em motocicletas.
No dia 29, a programação incluiu uma palestra do promotor de Justiça Antônio Carlos de Oliveira, também entusiasta do motociclismo, que falou sobre temas como emissão sonora, descarga livre e perturbação do sossego, correlacionando questões ambientais ao trânsito. A palestra foi realizada nas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) e reuniu agentes municipais e policiais do Grupo Especializado Tático em Motocicletas (GETAM).
Ainda no mesmo dia, os agentes municipais de trânsito participaram de uma instrução prática de pilotagem básica, ministrada pela equipe do GETAM do 2º Batalhão de Polícia Militar.
As ações se encerraram em 31 de julho, com uma nova blitz educativa na Avenida Rosário Congro. O foco foi reforçar a importância do uso correto de equipamentos de proteção e atitudes conscientes no trânsito.
A semana de atividades teve como objetivo principal valorizar os profissionais das estradas e promover um trânsito mais seguro em Três Lagoas, por meio da educação, conscientização e integração entre instituições.
Com informações Prefeitura de Três Lagoas