31.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de maio, 2025

Três Lagoas poderá receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em MS após portaria do Governo

Município poderá apresentar propostas para construção de unidades habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Três Lagoas está entre os cinco municípios de Mato Grosso do Sul habilitados a apresentar propostas para novas unidades habitacionais por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), conforme portaria publicada pelo Ministério das Cidades. A iniciativa estabelece regras para a contratação de moradias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e contempla o estado com a meta de 1.083 novas unidades habitacionais.

De acordo com a nova diretriz federal, apenas municípios com mais de 50 mil habitantes podem pleitear as novas moradias, o que inclui Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. O número de unidades por cidade varia conforme o tamanho da população, com um teto entre 200 e 1.000 unidades por proposta.

As propostas devem focar no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas em cadastros habitacionais municipais. Também haverá destinação de moradias para famílias atingidas por desastres naturais ou que necessitam de reassentamento devido a obras públicas federais.

O processo de contratação passa por diversas etapas: análise preliminar, enquadramento e aptidão à contratação. Os municípios poderão apresentar propostas até que as metas sejam atingidas, e a publicação da portaria de aptidão deve ocorrer até 28 de agosto de 2026. Após essa data, as prefeituras terão mais 120 dias para entregar a documentação necessária.

A nova portaria é uma oportunidade para que Três Lagoas reduza seu déficit habitacional, promovendo dignidade a centenas de famílias de baixa renda. Desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida em 2023, o estado de Mato Grosso do Sul já contratou mais de 3 mil unidades habitacionais por meio da Caixa Econômica Federal, incluindo modalidades voltadas à zona rural e entidades sociais.

O Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) é um mecanismo que financia integralmente a construção de moradias para famílias de baixa renda, permitindo que paguem parcelas simbólicas e tenham a possibilidade de adquirir o imóvel ao final do contrato. Gerido pela Caixa, o FAR busca combater o déficit habitacional e estimular a geração de empregos no setor da construção civil.

A Prefeitura de Três Lagoas já manifestou interesse em apresentar propostas e deve, nas próximas semanas, mobilizar suas equipes técnicas para participar da nova rodada de contratações do programa. Para as famílias de Três Lagoas, essa é mais uma chance de garantir acesso à casa própria, e com o apoio do governo federal, isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 37 Kg de cocaína escondidos em painel de carro na BR 262 em Água Clara

Condutora de 51 anos foi presa após demonstrar nervosismo durante abordagem nesta quarta-feira, 21.

Renda dos sul-mato-grossenses bate recorde histórico em 2024, aponta IBGE

O rendimento mensal médio por pessoa nos lares brasileiros atingiu, em 2024, o maior valor já registrado desde o início da série histórica, em...

Moto “frankenstein” é apreendida com chassi raspado e placas irregulares no Paranapungá

Militares da GETAM interceptaram motocicleta com peças de origem duvidosa, onde condutor foi levado à delegacia.