33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Três Lagoas participa da 12ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente em Brasília

A cidade de Três Lagoas marcou presença na 12ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 2 a 4 de abril, em Brasília – DF. O encontro contou com a participação de representantes locais, abordando o tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sendo uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC).

A participação dos representantes de Três Lagoas foi viabilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a Secretaria de Governo e Políticas Públicas (SEGOV). Durante o evento, foram abordados cinco eixos temáticos, com os seguintes subtemas:

Eixo I – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Eixo II – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.

Eixo III – Aplicação e consolidação participativa de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa de seus direitos, durante e após a pandemia.

Eixo IV – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico.
Eixo V – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

A conferência promoveu uma ampla mobilização social em níveis municipal, estadual, distrital e nacional, com o objetivo de refletir e avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e famílias. A partir dessa etapa nacional, serão formuladas propostas de ações e políticas públicas para garantir direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Além disso, a conferência teve como objetivos identificar os desafios a serem enfrentados após a pandemia de Covid-19, definir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pela rede de promoção, proteção e defesa dos direitos na abordagem das violações a crianças e adolescentes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...