20.8 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Três Lagoas mantêm uma das melhores categorias perante o Ministério do Turismo

23/02/2018 16h45

Entre os benefícios da avaliação está a garantia de receber recursos federais e pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico

Por: Da Redação

A expansão de Três Lagoas continua e, desta vez, não estamos falando somente das indústrias. De acordo a atualização da categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, apresentado pelo Ministério do Turismo, a cidade se manteve na categoria B.

Segundo o relatório fornecido pelo Ministério do Turismo (MTUR), a atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios. O estudo também revelou queda no desempenho de alguns municípios, seja pela redução do seu fluxo turístico ou pelo encolhimento da mão de obra ou infraestrutura ligada ao setor.

Para a Diretora de Turismo, Tatiane Giacheta, “o instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais”.

Tatiane explica ainda que essa atualização é importante para a cidade, pois contribui com a economia municipal, já que coloca Três Lagoas no Mapa do Turismo, trazendo assim turistas de outros estados e cidades do País.

“A atual administração tem como uma de suas metas, fomentar o turismo local e, resultados como esses mostram que Três Lagoas está no caminho certo”, observou a diretora de Turismo.

O Departamento de Turismo vem trabalhando “para melhorar cada vez mais esse quadro, inclusive elaborando e buscando recursos para realização de projetos”, anunciou Tatiane.

A nova categorização oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo, aperfeiçoar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor.

Adotado pelo MTUR desde 2004, o novo sistema tem como objetivo agrupar municípios com características semelhantes para que seja possível traçar parâmetros para atendimentos com diferentes necessidades.

COMO FUNCIONA

Divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’, os municípios foram avaliados a partir de quatro variáveis segundo o desempenho econômico de cada um. Entre os itens avaliados estão: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

De acordo com a nova classificação, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais.

Segundo a Portaria 39/2017 do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico, por exemplo. Ainda seguindo essa Portaria, apenas 82 cidades desceram da categoria ‘D’ para ‘E’ deixando de participar do programa de apoio a eventos.

Por assessoria de impresa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de Mato Grosso do Sul nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.