19 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Três Lagoas inicia processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura

23/08/2013 – Atualizado em 23/08/2013

Departamento Municipal de Cultura reuniu representantes da sociedade para conscientização da importância da difusão dos projetos

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas por meio do Departamento Municipal de Cultura iniciou o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC) nesta semana no Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antiga Prefeitura).

Uma das etapas iniciais foi reunir representantes de diversos segmentos da sociedade organizada e discutir sobre a importância da organização civil na difusão e participação dos projetos culturais de Três Lagoas e sobre as propostas das principais ações culturais para os próximos 10 anos.

Para elaboração e efetivação do Plano, o Departamento de Cultura conta com assessoria dos advogados e especialistas em Gestão Pública, Édio de Souza Viégas e Athayde Neri, ambos de Campo Grande.

Nessa primeira reunião, os consultores explicaram o passo a passo das etapas burocráticas, a ser seguidas para a elaboração de um Plano Municipal de Cultura; o que consiste esse Plano; quais as diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC); a importância do fomento da Cultura para Três Lagoas; como buscar subsídios junto aos Órgãos Públicos, para que este fomento aconteça; fortalecimento institucional; instrumentos de gestão; e planejamento e participação social.

CONSELHO

O PMC deverá ser acompanhado pelo Conselho Municipal de Cultura que terá votação dos futuros integrantes nesta quinta-feira (22), às 17h30, no antigo Paço Municipal.

São candidatos à eleição: Maíra Gimenez, Deivid Silva, Luiz Carlos Relíquias, Sergio Alvarenga (Pinicuta), Erika Moura, Lucia Lacerda dos Anjos, Thiago Rodrigues Teixeira, Ângela Rondon, Juliana Araújo, Fernanda Aranha, Fernando Guinter Herter, e Wellington dos Anjos.

O Conselho deverá ser formado por nove representantes, tendo como presidente a assessora do Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri, conforme consta no Regulamento. Com ela, serão cinco representantes do setor cultural do Município, e quatro representantes da sociedade que serão escolhidos por meio do voto aberto.

ENVOLVIDOS

Na reunião de quarta-feira estiveram envolvidos 35 representantes da sociedade civil, além do vereador Nilo Candido (PDT) e do vereador presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Jorge Aparecido Queiroz – Jorginho do Gás (PSDB).

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Com a elaboração do Plano Municipal de Cultura, as ações culturais de Três Lagoas serão desenvolvidas como Políticas de Estado. Para tanto, o PMC precisa estar alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC), já aprovado em Lei Federal.

O PNC tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo, voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

Por meio da execução do Plano, a sociedade organizada estará representada nas decisões do Departamento de Cultura de Três Lagoas, com o objetivo de permitir e agilizar convênios e repasses de recursos do Governo Federal e também do Estado.

Uma das etapas iniciais foi reunir representantes de diversos segmentos da sociedade organizada e discutir sobre a importância da organização civil na difusão e participação dos projetos culturais de Três Lagoas. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro cai em represa próximo a BR-262; motorista é salvo por populares

Homem foi retirado da água desacordado e reanimado com manobras de primeiros socorros no local No fim da tarde desta quarta-feira (9), por volta das...

Elefanta Kenya cruza o MS rumo à liberdade e chega ao Santuário de Elefantes no MT

A elefanta Kenya, de 44 anos, emocionou moradores do Mato Grosso do Sul ao cruzar o estado em sua jornada rumo à liberdade. Após...

Investimento federal em infância dobra em 5 anos, mas ainda é insuficiente, aponta estudo

Os recursos federais destinados a políticas voltadas à infância e à adolescência mais que dobraram entre 2019 e 2024, saltando de R$ 96 bilhões...