Nesta quinta-feira (8), teve início em Três Lagoas a eleição que vai definir os 15 primeiros jovens vereadores do programa Parlamento Jovem. A iniciativa envolve alunos do 9º ano e do ensino médio, com idade entre 13 e 18 anos, de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. O mandato dos eleitos vai de maio a dezembro de 2025.
As primeiras urnas foram abertas nas escolas Edwards Corrêa e Souza, Sesi e Fernando Corrêa. As demais unidades de ensino votam nesta sexta-feira (9) e na próxima segunda-feira (12), data final do processo. O resultado será divulgado até o dia 12 de maio no site da Câmara Municipal (www.cmtls.ms.gov.br).
A ação é fruto da Lei Municipal nº 4.271, sancionada em abril, e prevê que cada jovem eleito seja apadrinhado por um vereador, participando de sessões mensais em que poderão apresentar propostas e projetos para a cidade.
Na Escola Sesi, os alunos criaram uma urna digital para simular o sistema eleitoral oficial. Os candidatos, como Leonardo Queiroz e Jonas Giffoni, destacaram propostas voltadas à mobilidade urbana, educação e inclusão. Já na escola Edwards, os candidatos Sara Cortes e Rafael Sales, membros do grêmio estudantil, propõem melhorias no transporte para excursões escolares.
A mobilização também gerou aprendizado político e espírito colaborativo entre os jovens. “Independentemente de quem ganhar, vamos apoiar o eleito. Somos concorrentes, não inimigos”, declarou a candidata Izadora Vital.
O Parlamento Jovem busca incentivar o protagonismo juvenil e a participação política desde cedo. Ao todo, 11 escolas participam da eleição.






Com informações CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS LAGOAS