18.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Três Lagoas inicia eleições do Parlamento Jovem com ampla participação estudantil

Nesta quinta-feira (8), teve início em Três Lagoas a eleição que vai definir os 15 primeiros jovens vereadores do programa Parlamento Jovem. A iniciativa envolve alunos do 9º ano e do ensino médio, com idade entre 13 e 18 anos, de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. O mandato dos eleitos vai de maio a dezembro de 2025.

As primeiras urnas foram abertas nas escolas Edwards Corrêa e Souza, Sesi e Fernando Corrêa. As demais unidades de ensino votam nesta sexta-feira (9) e na próxima segunda-feira (12), data final do processo. O resultado será divulgado até o dia 12 de maio no site da Câmara Municipal (www.cmtls.ms.gov.br).

A ação é fruto da Lei Municipal nº 4.271, sancionada em abril, e prevê que cada jovem eleito seja apadrinhado por um vereador, participando de sessões mensais em que poderão apresentar propostas e projetos para a cidade.

Na Escola Sesi, os alunos criaram uma urna digital para simular o sistema eleitoral oficial. Os candidatos, como Leonardo Queiroz e Jonas Giffoni, destacaram propostas voltadas à mobilidade urbana, educação e inclusão. Já na escola Edwards, os candidatos Sara Cortes e Rafael Sales, membros do grêmio estudantil, propõem melhorias no transporte para excursões escolares.

A mobilização também gerou aprendizado político e espírito colaborativo entre os jovens. “Independentemente de quem ganhar, vamos apoiar o eleito. Somos concorrentes, não inimigos”, declarou a candidata Izadora Vital.

O Parlamento Jovem busca incentivar o protagonismo juvenil e a participação política desde cedo. Ao todo, 11 escolas participam da eleição.

Com informações CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS LAGOAS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul reduz focos de incêndio e mantém combate ativo no Pantanal e Cerrado

Área queimada no Pantanal caiu 98,8% em 2025; Corpo de Bombeiros intensifica ações preventivas com operação em todo o Estado

Avanço do câncer de colo do útero desafia saúde pública no Brasil

Levantamento da MSD Brasil revela que 60% dos casos são identificados tardiamente, o que dificulta o tratamento e aumenta a carga sobre o SUS

Instabilidade no clima pode marcar a terça-feira em Três Lagoas

Avanço de frente fria pode provocar chuvas intensas, rajadas de vento de até 60 km/h e queda nas temperaturas, alerta o Cemtec/MS