Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina
Três Lagoas foi incluída entre os municípios brasileiros contemplados com recursos do Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul), durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (2) em Buenos Aires, na Argentina. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e de autoridades locais.
O financiamento é não reembolsável e destina US$ 16 milhões a duas cidades de Mato Grosso do Sul: Três Lagoas e Ponta Porã. Os recursos serão aplicados em obras consideradas estruturantes e de impacto regional, dentro do eixo das Rotas de Integração Sul-Americana.
A liberação do fundo foi possível após o Brasil regularizar uma dívida de US$ 99 milhões com o Focem, em 2023, o que permitiu a retomada do envio de projetos ao bloco após 12 anos de impedimento.
Os projetos foram selecionados com base em critérios como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), impacto social e grau de integração com países vizinhos do Mercosul. A proposta de Três Lagoas atende a essas diretrizes e faz parte de um pacote de oito iniciativas brasileiras aprovadas após análise da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
Embora o governo federal não tenha detalhado ainda o escopo específico da obra em Três Lagoas, a inclusão no grupo de projetos financiados pelo fundo representa um avanço importante para a infraestrutura local e a integração internacional do município.