12 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de agosto, 2022

Três Lagoas esteve entre as cidades mais quentes do país na última semana

Três Lagoas (34,5ºC) e Água Clara (34,3ºC) estavam entre as 20 cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes.

Além disso, Coxim (22%), Sonora (24%) e Costa Rica (25%) registraram os menores índices de umidade relativa do ar do país nesta quinta, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mato Grosso do Sul enfrenta uma massa de ar seca, onde temperaturas sobem e a umidade do ar cai. Temperaturas variam de 28ºC a 34ºC no Estado e a umidade do ar varia entre 20% e 80%.

O tempo seco é típico da estação de outono, que começou em 20 de março e vai até 21 de junho de 2022.

A previsão do tempo para os próximos dias é de sol, calor, céu parcialmente nublado, temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar. Não há previsão de chuva para os próximos quatro dias. 

Umidade e temperatura

Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar indicada é de no mínimo 60%.

A baixa umidade do ar cria alerta para surgimento de doenças respiratórias.

Mudanças repentinas no tempo favorecem o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.

Já quando a umidade do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros. O instrumento usado para medir a umidade é o higrômetro.

A maior temperatura já registrada na história de Mato Grosso do Sul ocorreu em Água Clara em 7 de outubro de 2020, quando termômetros marcaram os 44,6ºC.

Corumbá (43,9ºC) registrou a segunda maior temperatura da história de Mato Grosso do Sul em 20 de setembro de 2021.

A terceira maior temperatura ocorreu no município de Paranaíba, em 30 de setembro de de 1971, quando a temperatura bateu os 42,8ºC.

Informações do site Correio do Estado

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido